Registros de câncer de boca causado por sexo oral crescem no país

Os casos de câncer de boca e orofaringe (região atrás da língua, palato e as amígdalas) cresceram de maneira assustadora nos últimos dez anos. A causa do crescimento está relacionada à infecção por papilomavírus humano (HPV), que no caso está sendo transmitida pelo sexo oral. Segundo o Inca, por ano, o país registra 14 mil novos casos de câncer de boca.

Anteriormente os casos de câncer de boca e da orofaringe eram mais comunmente registrados em homens acima de 50 anos, normalmente fumantes ou alcoólatras. Hoje está atingindo mais os jovens entre 30 e 45 anos, que praticam sexo oral sem proteção adequada, conforme divulgou o jornal Folha de São Paulo.

Segundo o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, 60% dos casos câncer de orofaringe atentidos no último ano tinham ligação direta com o papilomavírus.

De acordo com a Folha, 80% dos casos da doença no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, estão associados ao o papilomavírus. Há uma década apenas 25% estava diretamente ligado ao HPV. Os casos relacionados com o tabaco estão caindo, já os com causa no papilomavírus estão crescendo. As mulheres respondem por apenas 20% dos casos.

Existe uma vacina contra o HPV, mas não não protege contra o HPV 16, causador do câncer. No Brasil o medicamento não foi liberado uso de homensm, apenas mulheres entre 9 e 26 anos têm indicação. A vacina só está disponível no na rede privada com custo médio de R$ 900,00.

Fonte: Folha de S.Paulo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *