Pensando Gênero está com inscrições abertas

O Seminário Internacional “Pensando Gênero III”: “A Psicologia para além do espelho”, promovido e organizado pelo GEPS/CNPq – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidades em parceria com a ONG NEPS – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades em articulação com a ênfase Clínica e Crítica e o Departamento de Psicologia Clínica e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/UNESP-Assis, será realizado de 18 a 20 de outubro de 2011.

Tal evento propõe-se a articular diversos saberes voltados para os Estudos de Gêneros e Culturais em suas interfaces com a Psicologia, no sentido de ampliar as referências a respeito dos processos de subjetivação na contemporaneidade. Trata-se de um espaço privilegiado no qual pesquisadores e pesquisadoras de relevância nacional e internacional trocarão experiências e produzirão novos saberes.

O Seminário Pensando Gênero, desde sua primeira edição em 2007, tem o compromisso de ampliar as discussões sobre o contemporâneo e sobre as intersecções entre marcadores sociais de diferença tais como gênero, práticas sexuais, classes sociais, cor/raça/etnia, nível educacional, e os campos da Política, da Cultura, da Educação e da Saúde Coletiva. Os Estudos de Gêneros tiveram um avanço importante nos últimos anos dentro da área das Ciências Humanas e, por isso, consideramos necessária a abertura de diálogos entre as mesmas e o campo da Psicologia. Isso se faz necessário para a efetivação de reflexões e procedimentos que contemplem a discussão sobre a erradicação de violências de gêneros, enfrentamento da epidemia de HIV-aids, minimização das diversas formas e tipos de manifestações homofóbicas presentes nas experiências cotidianas de sofrimento psíquico de pessoas LGBTI (ou não) e comumente encontradas nas múltiplas esferas de atuação do profissional da Psicologia.

Neste sentido, as reflexões a serem realizadas poderão contribuir com o exercício de construção da cidadania, de empoderamento, de denúncia e de enfrentamento às violações dos Direitos Humanos, além, claro, de permitir a reflexão aprofundada sobre a prática do profissional da Psicologia na sua intercessão com outros saberes. Esse evento contará com a presença de pesquisadores expoentes do cenário nacional e internacional, ampliando a interlocução com Pesquisadores e profissionais de diversas áreas e localidades do Brasil interessados no trabalho sobre a temática.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo site.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *