
Ocorre nesta quarta e quinta, dias 26 e 27 de outubro, no Rio de Janeiro – RJ, o II Seminário Nacional para Enfrentamento da Discriminação, Criminalização e Violação de Direitos no Contexto do HIV e AIDS, organizado pelo Grupo Pela Vidda Niterói. No dia 25, há uma reunião exclusiva de Assessorias Jurídicas. O evento é uma parceira do Pela Vidda Niterói com o Pela Vidda Rio, GIV.ABIA, Fórum de ONG Aids do Rio de Janeiro e de São Paulo, OAB/RJ e DIHS/ENSP/FIOCRUZ, e acontece na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil. A abertura oficial do evento acontecerá às 10h do dia 26.
O Seminário é voltado a integrantes de ONGs, gestores públicos, sociólogos, antropólogos, profissionais de saúde e do direito objetivando a troca de informações sobre temáticas relacionadas ao HIV/AIDS, em especial sobre a Previdência Social, acesso ao Trabalho, a Recomendação nº 200 da Organização Internacional do Trabalho e a criminalização da transmissão sexual do HIV. O objetivo é, também, chamar a atenção da sociedade sobre os agravos sociais causados pela AIDS, que atinge majoritariamente, comunidades socialmente vulneráveis. Na visão dos organizadores do evento, há, no imaginário social, o entendimento de que a AIDS é uma questão já resolvida.
O SOMOS, que já participou ano passado da primeira edição, marcará presença também neste segundo Seminário. O advogado Bernardo Amorim, um dos diretores do SOMOS e responsável pelo Núcleo Jurídico, e Caio Klein, assistente de coordenação do Núcleo Jurídico, participam da reunião do dia 25 e do Seminário nos dias 26 e 27.
As inscrições podem ser feitas através do site http://www.pelavidda-niteroi.org.br/wp_portugues/iiseminario/, onde também podem ser encontradas mais informações.