SOMOS participa do seminário SAGAS na Prevenção

Material produzido pelo SOMOS

Nos dias 15 e 16 de setembro, o Grupo SOMOS (RS), a Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS, o Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB-CE) e o Grupo Arco-Íris (RJ), em parceria com a Fundação Schorer, realizarão no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), no Rio de Janeiro-RJ, o seminário SAGAS na Prevenção às DST e ao HIV/AIDS na População LGBT.

SAGAS é o nome dado ao projeto desenvolvido no Brasil em parceria com a SCHORER, instituição holandesa que desde 2007 realiza um programa internacional em estreita colaboração com 17 organizações em nove países do Hemisfério Sul, e que tem como pilares a promoção da saúde, o trabalho intersetorial e o fortalecimento de capacidades para a prevenção das DST, HIV e AIDS em Homens que fazem Sexo com Homens (HSH) , Mulheres que fazem Sexo com Mulheres (MSM) e Transgêneros.

Cada uma das organizações parceiras criou seus próprios programas de promoção da saúde e realizou atividades em diferentes níveis, tendo como objetivos comuns a atuação na promoção da qualidade de vida e exercício da cidadania, a contribuição para a prevenção posithiva, a busca pela diminuição da vulnerabilidade em relação ao HIV/AIDS, a redução do estigma aos HSH, entre outros.

O seminário tem como principal objetivo divulgar alguns dos resultados alcançados no marco das atividades promovidas pelo projeto SAGAS e estará divido em duas partes. Em um primeiro momento, debateremos o contexto nos quais as respostas a epidemia de HIV/AIDS na população homossexual feminina e masculina estão organizadas e no qual foi desenvolvido o projeto SAGAS. Já a segunda parte contará com a exposição oral e visual das lições e resultados obtidos no projeto pelas organizações parceiras nos últimos três anos.

A iniciativa busca também estimular as discussões entre governo e sociedade civil acerca da epidemia de HIV/AIDS em pessoas soropositivas e jovens HSH e refletir sobre a situação atual da epidemia no Brasil e na América Latina, desde as ações governamentais até os projetos realizados pelas ONGs, além de apontar caminhos, ideias e sugestões que visem à efetividade e ampliação de ações.

A participação é livre e gratuita, mas é preciso fazer a inscrição, pois as vagas são limitadas. Para participar, basta enviar e-mail para a secretaria do evento (seminario.sagas@abiaids.org.br) informando nome completo, instituição (quando houver) e telefone ou entrar em contato com a ABIA pelo telefone (21) 2223-1040 (falar com Álef Gomes ou Juan Carlos Raxach).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *