QUEM SOMOS

Nossa História

A SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade é uma organização situada em Porto Alegre (RS) que realiza ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase nos direitos sexuais e direitos reprodutivos, a partir da articulação das áreas de educação, saúde, cultura, justiça, assitência social, cultura e comunicação. A sua missão é trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos.

A trajetória da SOMOS iniciou em 10 de dezembro de 2001, quando ele foi fundada por militantes advindos/as das áreas de luta contra a aids e do movimento LGBTI+. A proposta era desenvolver ações sociais com abordagens inovadoras direcionadas à comunicação e à saúde.

AÇÕES

As ações de incidência política e de controle social sobre as políticas públicas e a realização de projetos de intervenção social são o principal foco de atuação do grupo, em temáticas ligadas a gênero e sexualidade.

Comunicação, cultura e arte são compreendidas como meios potentes de transformação e de quebra de paradigmas sociais. Na primeira área, o grupo trabalha com produção de conteúdo e difusão de informações ligadas aos seus temas de trabalho. No âmbito da arte e da cultura, são praticadas ações em âmbito local e nacional de pesquisa, criação, produção e difusão artística e cultural, com foco na cultura LGBTI+.

Nas áreas de educação e saúde, o acesso a direitos e cidadania é desenvolvido por meio de projetos de intervenção social e da realização de atividades educativas como oficinas, palestras e sensibilizações dirigidas a diversos públicos. Projetos de prevenção a IST/HIV/aids são executados com foco na promoção da saúde, com experiência em juventudes. No campo da justiça, trabalhamos com ações de advocacia e incidência política na luta pela emergência e consolidação de novos direitos e com foco especial na esfera da justiça criminal, com pessoas LGBTI+ privadas de liberdade e egressas do sistema penal.

Ao longo de sua história, a SOMOS teve assento em diversos fóruns de decisões e representações políticas, entre eles Comissão de DST/Aids do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Comissão de DST/AIDS do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fórum de ONG/Aids do Rio Grande do Sul, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Coletivo de Organização da Parada Livre de Porto Alegre, Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e Associação Internacional de Lésbicas, Gays e Transgêneros – ILGA, Conselho Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Conselho Municipal de Direitos Humanos de Porto Alegre e Fórum Estadual de Educação.

Os integrantes da SOMOS reconhecem a importância desse tipo de atuação dos movimentos sociais, no entanto, em um momento de reconstrução do campo social e de crítica às formas tradicionais de representações, é importante articular e inventar novos caminhos para o controle social. Identifica-se um esgotamento dos modelos praticados pela sociedade civil brasileira a partir do processo de redemocratização.

MISÃO

Trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos.

 

 

VISÃO

Ser reconhecido como um grupo atuante, crítico, inovador e propositivo, buscando influenciar na construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e às diversas expressões das sexualidades.

 

VALORES

Inquietude, criatividade e inovação

Solidariedade

Sustentabilidade

Comprometimento

Defesa da Democracia

Nossa Equipe

A Somos é composta por uma equipa multidisciplinar de profissionais das áreas da saúde, justiça, educação, cultura e comunicação.

Caio Klein

Caio Klein

Diretor Executivo

Vinicius Pasqualin

Diretor Técnico e Coordenador do núcleo de Educação

Róger Teixeira

Coordenador do núcleo de Justiça

Sebastián Inostroza

Coordenador dos núcleos de Comunicação e Cultura

Karla Freitas

Coordenadora operacional da casa de acolhimento

Manoela Madeiros

Manoela Madeiros

Diretora Operacional e Coordenadora do núcleo de Saúde

Guilherme Ferreira

Guilherme Ferreira

Coordenador do Serviço de Atendimento

Gabriel Bandeira

Gabriel Bandeira

Jornalista

Nossas Conquistas

No longo de nossos 20 anos…

Retificação de Registro Civil

Somos responsáveis pela primeira ação de retificação de registro civil em que a autora afirmava ser travesti, em um momento em que a justiça brasileira somente acolhia a troca de nome das pessoas afirmadas transexuais.

Mapa nacional sobre encarceramento

Elaboramos o primeiro mapa nacional sobre o encarceramento de pessoas LGBTI+ no Brasil e produzimos um documentário e um livro reunindo experiências dessa população pelo Brasil, como resultados do projeto Passagens, que visitou 13 instituições de privação de liberdade de quatro regiões brasileiras.

Prevenção do HIV/Aids

Há quinze anos trabalhamos com ações de educação em saúde junto a juventudes para prevenção do HIV/Aids e já fomos financiados por uma instituição holandesa para fortalecimento de ações nesse campo, a Schorer. Através dela, fizemos parte de uma rede nacional denominada SAGAS, junto a outras três organizações: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS e Grupo de Resistência Asa Branca.

Capacitações em projetos culturais

No campo da cultura já executamos capacitações em projetos culturais em parceria com a ABGLT e um mapeamento cultural LGBTI+, quando a instituição era Ponto e Pontão de Cultura. O mapeamento foi um dos primeiros levantamentos sobre a diversidade de manifestações artísticas e culturais do segmento LGBTI+, sendo visitados 203 iniciativas de 17 estados brasileiros diferentes.

Imprensa

Aqui você encontra um repositório com as principais publicações sobre a Somos e seus projetos na mídia escrita, audiovisual e radiofônica.

Informações para a Imprensa

Gabriel Bandeira

gabriel.bandeira@somos.org.br
+51 9 8132 7463

Sebastián Inostroza

sebastian@somos.org.br
51 9 7401 8928