Quem somos

O SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade é um grupo situado em Porto Alegre (RS) que realiza ações transdisciplinares, tendo como base os direitos humanos, com ênfase em direitos sexuais e direitos reprodutivos, a partir da articulação das áreas de educação, saúde, comunicação e arte. A sua missão é trabalhar por uma sociedade plural e democrática por meio da afirmação de direitos.

A trajetória do SOMOS iniciou-se em 10 de dezembro de 2001, quando ele foi fundado por militantes advindos/as das áreas de luta contra a aids e do movimento LGBT. A proposta era desenvolver ações sociais com abordagens inovadoras direcionadas à comunicação e à saúde.

 

AÇÕES

As ações de incidência política e de controle social sobre as políticas públicas e a realização de projetos de intervenção social são o principal foco de atuação do grupo, em temáticas ligadas a gênero e sexualidade.

Comunicação e arte são compreendidas como meios potentes de transformação e de quebra de paradigmas sociais. Na primeira área, o grupo trabalha com produção de conteúdo e difusão de informações ligadas aos seus temas de trabalho. No âmbito da arte, são praticadas ações em âmbito local e nacional de pesquisa, criação, produção e difusão artística e cultural, com foco na cultura LGBT.

Nas áreas de educação e saúde, o acesso a direitos e cidadania é desenvolvido por meio de projetos de intervenção social e da realização de atividades educativas como oficinas, palestras e sensibilizações dirigidas a diversos públicos. Projetos de prevenção a IST/HIV/aids são executados com foco na promoção da saúde, com experiência em juventudes.

Ao longo de sua história, o SOMOS teve assento em diversos fóruns de decisões e representações políticas, entre eles Comissão de DST/Aids do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Comissão de DST/AIDS do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre, Fórum de ONG/Aids do Rio Grande do Sul, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, Coletivo de Organização da Parada Livre de Porto Alegre, Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Rio Grande do Sul e Associação Internacional de Lésbicas, Gays e Transgêneros – ILGA.

Os integrantes do SOMOS reconhecem a importância desse tipo de atuação dos movimentos sociais, no entanto, em um momento de reconstrução do campo social e de crítica às formas tradicionais de representações, é importante articular e inventar novos caminhos para o controle social. Identifica-se um esgotamento dos modelos praticados pela sociedade civil brasileira a partir do processo de redemocratização.

Missão SOMOS
Trabalhar por uma sociedade plural e democrática 
por meio da afirmação de direitos.

Visão SOMOS
Ser reconhecido como um grupo atuante, crítico, inovador e propositivo, buscando influenciar na construção de uma cultura de respeito aos direitos humanos e às diversas expressões das sexualidades.

Valores SOMOS
Inquietude, criatividade e inovação
Solidariedade
Sustentabilidade
Comprometimento
Defesa da Democracia