![]() |
John V. Doe |
Um juiz federal em Portland, no estado de Oregon, pediu na sexta-feira, 12 de agosto, ao Vaticano para responder a alguns pedidos de informação da defesa de Doe. Esta é a primeira vez que o Vaticano se vê forçado a prestar informações relativas a um caso de abuso sexual.
A documentação parcial hoje divulgada inclui um ficheiro de 1966 com o pedido de Ronan para abandonar o sacerdócio, depois de os superiores terem tido conhecimento das acusações de violação de menores na Irlanda.
O Vaticano disse que os arquivos, cerca de uma dúzia de páginas, algumas manuscritas, configuram toda a documentação existente sobre Ronan.
Assumindo que está completa, a pouca quantidade de documentação parece reforçar o argumento do Vaticano de que os crimes de Ronan eram desconhecidos até 1966.
A decisão do Vaticano de divulgar alguma da informação «online» marca uma tentativa pouco comum de transparência. Durante muito tempo, as vítimas de abusos denunciaram o segredo com que a Igreja Católica lida com os casos de abusos sexuais e exigiram a divulgação de arquivos relativos a abusadores identificados e acusados.
Fonte: DN Globo, Portugal