Cartunista Laerte assina a arte da Parada de Brasília

Uma grande novidade na arte da 14° Parada do Orgulho LGBT de Brasília. A autora é uma das mais importantes cartunistas do país: Laerte Coutinho, que assina tiras diárias na Folha de S. Paulo e tem vários livros publicados com seus personagens.

O convite da organização do evento surgiu justamente por Laerte mostrar publicamente que é crossdresser. Masculino biologicamente, o/a cartunista passou, recentemente, a se vestir socialmente apenas como mulher. Atualmente, ela tem uma companheira.

Um dos coordenadores da parada de Brasília, Welton Trindade, explica o convite realizado a Laerte. “Ela é um exemplo de quebra de tabus, de vivência plena da identidade, de enfrentamento do preconceito. Foi maravilhoso ela aceitar nosso pedido prontamente e ter feito tudo com tanto carinho.”

Laerte teve inclusive um personagem, Hugo, que se transformou em travesti ao longo das tiras, que mostram muitos episódios de homofobia. No mais, várias outras casos em outras criações do artista denunciam a hipocrisia da sociedade e o preconceito.

A criação de Laerte – essa é a primeira vez que ela cria uma arte para uma parada – foi baseada no foco da manifestação deste ano: o bullying homofóbico. O tema do ato é “Reprovar a homofobia, lição de cidadania”.

Fonte: Parou Tudo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *