Saúde

Trabalhamos com ações de educação em saúde com foco na prevenção do HIV/Aids e pelos direitos de pessoas vivendo com HIV

Entre 2007 e 2012 executamos uma série de projetos de prevenção do HIV/aids com foco nas juventudes LGBTI+, sempre aliando a educação em saúde com ações artísticas, culturais e de formação em direitos sexuais e reprodutivos. Mais recentemente executamos o projeto CombinAção e o projeto #BoraSaber com trabalho na linha da prevenção combinada e do oferecimento de testagem rápida. Lutamos pelos direitos de pessoas vivendo com HIV e participamos do Fórum das ONG/Aids RS. Desenvolvemos também ações voltadas à promoção de saúde, especialmente no que tange a saúde mental, buscando promover um espaço seguro de acolhimento.

Justiça

Atuamos em casos jurídicos emblemáticos e prestamos assessoria a pessoas LGBTI+ privadas de liberdade

Ao longo da nossa história, atuamos em diversos casos jurídicos emblemáticos, como o ajuizamento da ação que resultou no primeiro casamento civil entre duas pessoas do mesmo sexo no Brasil, nas demandas relativas a concessão de medicamentos antirretrovirais para tratamento do HIV em uma época que não eram fornecidos pelo SUS, bem como garantindo a pensão do INSS ou de servidores públicos ao companheiro vivo de pessoa falecida do mesmo sexo. Atualmente seguimos atuando com alguns casos coletivos e executamos um projeto de apoio a pessoas LGBTI+ privadas de liberdade, com capacitações para trabalhadores penitenciários e atendimento direto de pessoas presas.

Educação

Acolhemos as demandas de instituições públicas e privadas por capacitação e qualificação profissional

Ao longo do tempo, oferecemos diversas formações nas áreas temáticas com as quais trabalhamos para diferentes serviços públicos ou privados, como escolas, serviços de saúde e assistência social, empresas privadas e estabelecimentos comerciais. Também realizamos, em 2020, um curso de inglês gratuito (nível básico) voltado para pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade social. Participamos, no decorrer desses anos, de vários eventos nacionais e internacionais no campo da educação em saúde para a prevenção do HIV/Aids e nosso serviço de atendimento conta com formação de estudantes através da supervisão de estágio e da supervisão pós-graduada para residência multiprofissional.

CULTURA

Realizamos diferentes ações artísticas e culturais, como saraus, intervenções urbanas e festivais de cinema

Produzimos diversas intervenções artísticas e culturais na cidade, bem como um clube de leitura com foco em autores LGBTI+. Possuímos uma biblioteca especializada que, no futuro, será disponibilizada para acesso à comunidade externa. Fazemos parte da organização da Parada Livre de Porto Alegre e já construímos importantes eventos nacionais, além de filmes e documentários vencedores em circuitos cinematográficos como o filme “Eu e o cara da piscina” e “Flores de 70”. Realizamos também cinco  edições do CLOSE – Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, com mostra e premiação de filmes nacionais e com curadoria própria.

Comunicação

Consolidamos ações de comunicação transversais aos projetos e com foco em advocacy e incidência política

Nós construímos diferentes peças e materiais didáticos, visuais e publicitários ao longo do tempo para divulgar nosso trabalho ou para fortalecer pautas no campo da incidência política e da mobilização social. Elaboramos duas campanhas institucionais, “Somos 10 anos” e “Somos 20 anos” e mantemos em funcionamento diferentes canais de comunicação – Instagram, Twitter, Facebook e site institucional. Destacamos também nossa participação em audiências públicas convocadas pela Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, bem como em uma das edições do Seminário LGBT do Congresso Nacional. Atuamos, também, com divulgação científica dos projetos que realizamos.