ONG Somos retoma grupo de convivência para pessoas LGBTI+ neste semestre

04 de outubro de 2022

Retorna nesta quinta-feira (02) o grupo online de convivência LGBTEncontros+, promovido pelo Núcleo de Saúde da ONG Somos – Comunicação Saúde e Sexualidade. Essa será a segunda edição do projeto, que surgiu no começo deste ano, durante o contexto de pandemia e isolamento social, como forma de aproximar pessoas LGBTI+ para criação e fortalecimento de laços. A Somos é uma das organizações LGBTI+ mais antigas do Rio Grande do Sul, com uma trajetória de 20 anos, e presta diferentes serviços para a comunidade de Porto Alegre e Região. 

O LGBTEncontros+ é coordenado pela psicóloga Manô Medeiros e pela assistente social Gabriela Dutra Cristiano. Os encontros são quinzenais, gratuitos e servem como opção para quem  busca um lugar de identificação, acolhimento e trocas com outras pessoas. Os encontros ocorrem pela plataforma Zoom, sempre a partir das 19h, com 1h30 de duração cada. Manô explica que “pessoas LGBTI+ , muitas vezes, têm uma rede de apoio mais frágil e que acaba sendo mais prejudicada neste momento de pandemia. O isolamento e distanciamento social, podem se tornar isolamentos afetivos e isso é perigoso para a nossa saúde mental. Precisamos nos cuidar cada vez mais como comunidade LGBTI+, nos fortalecer e nutrir. E um espaço de grupo, mesmo que virtual, proporciona trocas e acolhimento”. Já Gabriela comenta que “É muito importante para nós, pessoas LGBTI+, encontrarmos espaços seguros de compartilhamento entre pares. Assim a gente percebe que não estamos sós, construímos laços e estratégias coletivas para lidar com as questões que nos afetam.”

Para participar, basta solicitar o link de acesso, no dia dos encontros, pelo WhatsApp (51) 3062 0070 ou pelos perfis do Instagram ou do Facebook, não é necessário ter participado dos encontros anteriores. 

Serviço de Acolhimento Jurídico e Psicossocial

Desde março de 2020, a equipe voluntária da ONG, composta por ativistas e residentes da área de saúde mental coletiva da UFRGS, oferece um serviço de acolhimento jurídico e em saúde mental nas modalidades presencial e virtual. 

O serviço presencial ocorre todas às terças e sextas-feiras, das 9h às 17h, na sede da Somos, que fica na Rua Uruguai, 300, sala 101, no bairro Centro Histórico, em Porto Alegre. Os atendimentos respeitam as medidas sanitárias contra a covid-19. Para quem não consegue sair de casa e ir até o Centro,existe a opção de acolhimento online, marcado previamente pelo WhatsApp no número (51) 3026 0070. O serviço está disponível também para pessoas egressas do sistema prisional ou em cumprimento de penas e medidas alternativas. Alguns serviços disponibilizados são: Orientação sobre retificação do registro civil e sobre a carteira de nome social; Acesso à serviços da rede de assistência social (abrigos, albergues, etc) e saúde; Orientação sobre direitos de pessoas com HIV, como o TRI social; Acolhimento de situações de violência; Escuta em saúde mental para questões de sofrimento psíquico.

SERVIÇOS:

LGBTEncontros+

Quando? A partir do dia 02 de setembro (quinta-feira)

Onde? Na plataforma Zoom, necessário solicitar link de acesso pelos canais de contato da ong Somos 

Que horas? A partir das 19h 

Serviço de Acolhimento Jurídico e Psicossocial

Quando? De segunda à sexta-feira.

Onde? R. Uruguai, 300, sala 101, Centro Histórico

Que horas? 2ª a 5ª, das 13h às 17h, e na 6ª, das 10h às 12h e das 13h às 17h.