Um terço dos adultos tem pressão alta, afirma OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou na última semana o relatório anual sobre estatísticas sanitárias que mostra que um em cada três adultos no mundo tem pressão alta, condição que causa cerca de metade das mortes por derrame ou ataque cardíaco. De acordo com o relatório, um em cada dez adultos tem diabetes.

— Este relatório oferece uma evidência a mais do aumento dramático das condições que desencadeiam os problemas de coração e outras doenças crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento — disse a diretora geral da OMS, Margaret Chan. — Em alguns países africanos, metade da população adulta é hipertensa.

Pela primeira vez, o estudo estatístico da OMS inclui informação de 194 países sobre os altos níveis da pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue em homens e mulheres. Em países desenvolvidos, o diagnóstico e o tratamento barato ajudaram a reduzir o índice de hipertensos. Já na África, estima-se que mais de 40% dos adultos em muitos países sofram com a pressão alta, mas a maioria continua sem diagnóstico.

Os dados sobre nível de glicose no sangue mostram que enquanto a média global está em torno de 10%, até um terço da população em alguns países do Pacífico. Quando não tratado, o diabetes leva a doenças cardíacas, cegueira e falência renal.

Fonte: O Globo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *