‘Um Olhar Positivo’ sobre a vida com HIV

No projeto intitulado ‘Um Olhar Positivo’, pessoas vivendo com HIV em diversas partes do mundo ganham câmeras para registrar seu cotidiano.

Moradores do Rio de Janeiro, a Cidade do México e de várias cidades americanas retratam sua rotina e contam, por meio das fotos, como convivem com o vírus.

Entre os participantes, há desde um jovem carioca a uma mexicana mãe de três filhos.

Eles revelam como encaram a doença com perseverança e o que fazem para levar uma vida normal. ‘É só um vírus’, diz um dos participantes. Confira as fotos abaixo!

Cleverson descobriu que era HIV positivo quando tinha 18 anos. Ele é um dos 17 portadores do vírus que participam do projeto 'Um Olhar Positivo', no Rio de Janeiro. Cada um recebeu uma câmera para fazer um ensaio de fotos autobiográficas (Foto: Cleverson via BBC)

A carioca 'Aninha' vive com o HIV há 20 anos. 'Quando descobri que estava grávida e tinha o vírus, foi o período mais difícil da minha vida', conta. Mas ela afirma que sua maior alegria foi abrir o exame e descobrir que seu filho não estava contaminado (Foto: Aninha via BBC)

Cazu, também do Rio, diz: 'Tudo o que consegui, todos os papéis importantes no cinema e no teatro, tudo aconteceu depois que descobri ser soropositivo'. Ele conta que jamais vai deixar o vírus atrapalhar sua vida (Foto: Cazu via BBC)

A sul-africana 'Gugu' conta que foi estuprada e ficou 3 meses em coma. Quando acordou, o médico lhe contou que ela estava grávida e que havia sido infectada com o vírus da AIDS. Ela diz ter sofrido preconceito inclusive da própria família e aconselha outros soropositivos: 'Vivam abertamente, não se importem com a opinião dos outros' (Foto: Gugu via BBC)

De Los Angeles, LaVera conta que evitou inicialmente contar ao marido que era portadora de HIV, já que ele é de Gana, onde os soropotivos podem ser expulsos da comunidade. Hoje, ele aceita sua condição. 'Usamos camisinha todos os dias' (Foto: LaVera via BBC)

Fonte: G1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *