Travestilidade no cárcere

livro gui

Arte da capa: Rapha Jacques

No próximo dia 29 de janeiro será lançado no Presídio Central de Porto Alegre o livro “Travestis e prisões: experiência social e mecanismos particulares de encarceramento no Brasil”, de autoria do assistente social Guilherme Gomes Ferreira. A obra publicada pela Editora Multideia é resultado da dissertação de mestrado em Serviço Social do autor e aborda, de forma inovadora, as experiências de travestis encarceradas e como lidam com os dispositivos sociopenais da prisão que recaem sobre suas relações com os outros presos, seus companheiros, policiais e familiares, bem como investem sobre suas saúdes, direitos, possibilidades de estudo e de trabalho dentro do cárcere.

A obra, patrocinada pelo Instituto Fidedigna – onde Guilherme atua como pesquisador associado – é fruto do primeiro texto científico a retratar as narrativas de travestis privadas de liberdade no sistema carcerário brasileiro. Segundo o Instituto, que possui trajetória consolidada em Porto Alegre na atuação e pesquisa com direitos humanos, o livro possui potencial de transformação das relações de poder que marcam a vida social contemporânea.

O primeiro lançamento tem por objetivo devolver os dados da pesquisa às próprias travestis e seus companheiros entrevistados, sendo, por isso, realizado no auditório do Presídio Central de Porto Alegre, no dia em que celebramos no Brasil a Visibilidade Trans. Posteriormente, o livro ganhará novo lançamento.

A publicação conta com texto de orelha assinado pela pesquisadora e professora Rosimeri Aquino da Silva (GEERGE/UFRGS) e prefácio da pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus.

O livro será comercializado nos eventos e também pode ser adquirido pela Livraria Bamboletras a partir do dia 29 de janeiro de 2015.


SERVIÇO
Lançamento do livro “Travestis e prisões: experiência social e mecanismos particulares de encarceramento no Brasil”
Dia 29 de janeiro, às 10h, no auditório do Presídio Central (Av. Roccio, 1100 – Vila João Pessoa)

Inscrições
Pelo e-mail atendimento@ifidedigna.com.br ou pelos telefones +55 51 3374.3369 ou 3374.7000. Enviar nome completo, telefone, e-mail, instituição e número de RG.