SOMOS prestigia os 10 anos do SAT do Hospital Sanatório Partenon

O Serviço de Atenção Terapêutica, SAT do Hospital Sanatório Partenon comemorou ontem, 31 de maio, 10 anos de atividades

O Serviço de Atenção Terapêutica -SAT do Hospital Sanatório Partenon, que é considerado referência nacional no tratamento a pacientes com HIV e aids, completou 10 anos ontem. O SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade prestigiou a atividade juntamente com gestores, trabalhadores e usuários do sistema. Na ocasião, os coordenadores do serviço apresentarem os dados colhidos nestes 10 anos, e logo após ofereram um jantar para celebrar os avanços e a melhor qualidade de vida dos doentes.

Conforme a diretora do Departamento Estadual de Ações em Saúde, Sandra Sperotto, pelos avanços médicos na área, a aids deixou de ser uma doença aguda com desfecho trágico iminente, para se tornar “uma condição crônica de enfermidade, na qual a adesão e a continuidade da terapia podem aumentar a expectativa e a qualidade de vida da pessoa contaminada”.

Sandra revela que há cerca de 40 mil casos notificados no Rio Grande do Sul. “Mais da metade dos pacientes segue em tratamento. Há pacientes com mais de 20 anos de terapia. Cerca de 45% dos casos notificados resultaram em óbito”, quantificou. Ela lembrou, contudo, que a prevenção ainda é o melhor caminho.

Informações sobre o SAT podem ser obtidas pelo fone 0800-5410197 e no disque-aids@saude.rs.gov.br.

Imagem: Hospital Sanatório Partenon / Fotógrafo: Dennis Magalhaes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *