SOMOS participa de reunião do Mercosul para discutir propostas de políticas de saúde para serem apresentadas

Será realizado em Brasília nos dias 14 e 15 de outubro a próxima reunião da Comissão Intergovernamental de HIV/Aids do MERCOSUL, onde será discutida as políticas e propostas dos países deste bloco para a estratégia global de HIV/Aids para o setor saúde no período de 2011 a 2015.

As propostas que serão desenhadas deverão ser votadas, no ano que vem, pela Assembléia Mundial da Saúde. Nesta reunião haverá um representante do Governo e um representante da sociedade civil de cada país que compõem o Mercosul. No Brasil a representação da sociedade civil será do jornalista Alexandre Böer, do SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, conforme decisão no último ENONG, onde ele foi eleito junto com a advogada Áurea Abade, do GAPA/SP e ficou acordado que ambos iriam alternar a representação.

Na última Assembléia Mundial de Saúde (maio de 2010), o Brasil apresentou uma proposta de resolução que instava a OMS a elaborar uma estratégia global sobre HIV/Aids para o setor saúde, para os anos de 2011 a 2015. O objetivo da resolução era fortalecer o mandato da OMS em HIV/Aids, considerando que nos últimos anos os recursos destinados ao departamento de Aids da OMS foram reduzidos de forma significativa e que a Organização não vinha mais priorizando o enfrentamento da doença. No último momento o Brasil recebeu apoio por parte dos países e a resolução foi aprovada.Veja o documento aqui.

Com a aprovação da resolução, a OMS iniciou um processo de consulta sobre uma proposta de estratégia (consultem: http://www.who.int/hiv/aboutdept/strategy_consultation/en/index.html), para que os países e organizações possam expressar suas opiniões sobre o tema.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *