SOMOS participa de painel na Câmara de Vereadores de Porto Alegre para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Hoje, 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e para marcar esta data a presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, vereadora Sofia Cavedon, que também atua como presidente da Frente Paralamentar de Luta Contra a Aids convocou vereadores, o gestor da política municipal e representantes da sociedade civil para debater a situação da aids em Porto Alegre.

Os dados apresentados pelo Ministério da Saúde nesta semana mostram que Porto Alegre foi a capital brasileira que mais registrou casos da doença por habitante, em 2010, segundo o boletim epidemiológico do MS e isto evidencia que a capital deveria trabalhar com mais vigor para enfrentar as diferentes faces da epidemia.

O SOMOS estará presente ao painel e, mais uma vez, irá cobrar a implementação do Plano de Enfrentamento da Epidemia entre gays, HSH e travestis, por considerar que esta população não está tendo a devida atenção do gestor municipal e estadual. Os dados do último boletim também revelam que há crescimento da aids entre jovens gays, de 15 a 24 anos.

“Há 12 anos, para cada 12 homossexuais com aids, havia dez heterossexuais. Em 2010, a relação subiu de 16 para dez e o que estamos fazendo com os números? Estão se transformando em políticas públicas?” questiona Alexandre Böer, uma dos sócios-fundadores da instituição que atua junto ao Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *