SOMOS faz capacitação interna com seus voluntários

O Grupo SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade promove nesta sexta-feira, 20 de agosto, uma capacitação interna sobre a história do corpo, com a professora Silvana Goeller, que integra o Grupo de Estudos em Educação e Relações de Gênero – GEERGE, da UFGSS.

O objetivo é aprofundar os conhecimentos acerca das construções dos corpos e a pedagogia da sexualidade. Goeller trabalha no campo dos Estudos Culturais e defende a idéia de que a linguagem constrói o corpo (sendo este não apenas organismo, mas também os adereços e gestos que o formatam), conferindo-lhe marcas de feiúra ou beleza, anormalidade ou normalidade.

A convidada também atesta a historicidade do corpo, ressaltando que a classificação é sempre política, já que implica exclusão de uns corpos e aceitação de outros. Goeller aponta, ainda, que atualmente o corpo ocupa lugar central na definição do sujeito: criar um corpo esbelto, sarado, é marcar uma identidade. Além disso, o cuidado para tornar o corpo saudável – tal como prescrito pelas pedagogias culturais – é dever, tarefa que, se não cumprida, revela ‘desleixo’. Goeller irá historicizar as práticas sociais de cuidado com o corpo; lembrará que se nos séculos XVI e XVII os banhos eram considerados como danosos à pele, e que a partir do século XVIII o asseio passou a ser visto como fator fundamental para a conservação do corpo – um corpo que, tal como as máquinas a vapor desse período, foi objeto da ciência para que se tornasse limpo, produtivo, trabalhando sem desperdício de energia.

O evento será realizado a partir das 14h do próximo dia 20 de agosto, na sede da entidade, que fica situada na rua Jacinto Gomes, 378, no bairro Santana, em Porto Alegre e é aberto a todas e todos voluntárias/os da entidade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *