O SOMOS fará hoje, sexta-feira, 10 de dezembro, às 17 horas, uma manifestação em frente à Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), exigindo que os alunos formados pelo curso de Medicina recebam orientações a respeito de sexualidade e Direitos Humanos. Às 15 horas acontecerá uma reunião com o Promotor Francesco Conti, Coordenador do Centro de Apoio de Direitos Humanos do Ministério Público Estadual (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) onde o SOMOS protocolará a denúncia e solicitará providências. Na oportunidade estarão presentes os alunos Igor Rabuske Araújo, 21 anos e Alex Vicente Spadini, 19 anos, ambos gays e eleitos para direção do Centro Acadêmico 22 de março, da UFSCPA.
A ação acontece na mesma data em que, há 62 anos, foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. “Gostaríamos de contar com a participação de todos e todas nesse ato contra o ódio, preconceito e discriminação, com o objetivo de lembrar dos ideais desta declaração e reafirmar a dignidade da pessoa humana”, afirma Rodrigo Kreitchmann, monitor do SOMOS e mobilizador da manifestação.
Hoje à tarde será encaminhada uma carta do SOMOS para a Universidade propondo que essa manifestação de homofobia catalise e alavanque discussões no âmbito da UFCSPA a respeito de cidadania, ética, democracia e Direitos Humanos entre discentes e docentes na forma de palestras, debates, capacitações e oficinas sobre essas temáticas.
Precisamos cada vez mais divulgar para cada pessoa, de todas as idades, de todas nacionalidades, credos de todas faixas etárias… a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Leia matéria sobre o tema em: http://valdecyalves.blogspot.com/2010/12/direitos-humanos-declaracao-universal.html
Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; as quais cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes… Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
É estranho para mim como os homossexuais que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes como os filósofos gregos homossexuais, o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino ver, obra O Banquete da Platão ─; artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vitima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é http://www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura.
P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO-FOBIA, FOTO-FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele, quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?..
Atenciosamente JORGE VIDAL
O aluno da UFCSPA que escreveu o e-mail acaba de ser desligado da Universidade. Desta vez a justiça foi feita!!!