Simpósio Internacional de Educação Sexual será realizado em Maringá, PR

Será realizado em Maringá, no Paraná, entre os dias 28 a 30 de abril, o II Simpósio Internacional de Educação Sexual: Gênero, Direitos e Diversidade Sexual: Trajetórias Escolares.

As inscrições para apresentação de trabalhos poderão ser feitas até o dia 31 de março e para quem quiser apenas participar como ouvinte, também, mas caso seja preenchido o limite da capacidade do local onde acontecerá o evento, elas encerrarão antes da data anunciada.

Todas as inscrições deverão ser realizadas pelo site do evento: http://www.sies.uem.br/

Proposta do simpósio
A escola, que tem por função social a transmissão da aprendizagem formal, científica e organizada historicamente, ainda apresenta inúmeras dificuldades em trabalhar a temática da sexualidade, em todos os aspectos. Essa instituição é um espaço privilegiado para a apresentação de saberes que se pretendem universais, mas também locus de particularidade e parcialidade de manifestações culturais de grupos específicos.

As manifestações sexuais que aparecem na escola demonstram, a cada momento, as dificuldades que as instituições educativas apresentam quando tratam da temática da sexualidade em seu cotidiano. Uma proposta de educação sexual adequada, consciente e emancipadora poderia contribuir para o objetivo de tornar toda a comunidade educativa apta a discutir assuntos importantes para o discernimento, na área da sexualidade. Para refletir sobre essas preocupações, a I edição do Simpósio conseguiu reunir 897 participantes, entre educadores do ensino fundamental e médio, do ensino superior e acadêmicos de diversas áreas como: pedagogia, medicina, enfermagem, biologia e psicologia, de diferentes universidades do país. Foram apresentados 90 trabalhos, distribuídos pelas linhas propostas para os evento, dos quais, 40 foram selecionados pela comissão científica do evento e encontram-se disponíveis nos anais do simpósio.

É possível afirmar que ainda existem muitas medidas a serem implementadas e efetivadas no campo da educação sexual e que, diversos pesquisadores seguem pensando sobre as bases teóricas que direcionaram as mudanças sobre a forma de pensar e falar a sexualidade, o gênero e a diversidade sexual, assim como ainda encontram-se em processo de elaboração as estratégias reais de efetivação da educação sexual escolar no Brasil e no mundo. Neste sentido, o II Simpósio Internacional de Educação Sexual, que ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2011, na Universidade Estadual de Maringá, dará continuidade às discussões e trocas de experiências dos educadores de diversas áreas que estejam relacionadas aos diversos aspectos do tema da sexualidade no âmbito da educação sexual escolar.

One thought on “Simpósio Internacional de Educação Sexual será realizado em Maringá, PR

  1. Olá blogueiro!
    A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de DSTs. A camisinha é segura e a maior aliada nesse combate. Ela é distribuída gratuitamente na rede pública de saúde.
    Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.
    Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br, http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
    Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *