Secretaria Municipal de Saúde lança campanha pelo uso da camisinha em qualquer tipo de relacionamento

Na próxima segunda-feira, 11 de junho – véspera do Dia dos Namorados -, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) lança a campanha “Em qualquer relação… camisinha”, reforçando a importância do sexo seguro em qualquer nível de relacionamento. A iniciativa inova na diversidade das pessoas retratadas: um casal gay, um casal hétero interracial, uma mulher mais velha e um jovem. Na capital gaúcha, há 90,95 pessoas com aids a cada 100 mil habitantes – apenas em 2011, foram registrados 1282 casos. Grande parte dos casos está concentrada, ainda, na população homossexual masculina, sobretudo entre jovens. Por isso, é importante dar visibilidade às populações vulneráveis nas campanhas de prevenção, apresentando, assim, um retrato real da situação.

A campanha utiliza a ideia dos “status” de relacionamento, como na rede social Facebook. O lançamento oficial será no Largo Glênio Peres, na segunda, 11, às 13h30, com a presença de autoridades e profissionais da saúde.

Durante toda a semana, a Secretaria promoverá ações por toda a cidade – em parques, paradas de ônibus, ações em cinemas, blitz em sinaleiras, restaurantes e bares da cidade e busdoor -, distribuindo camisinhas e gel lubrificante, além de materiais informativos sobre HIV/Aids. Haverá apresentações musicais nos dias 11 e 12 e no sábado, dia 16, as bandas Melody e Black Trio tocarão entre os intervalos das atividades.

Além disso, nos dias 11 e 12, no Largo Glênio Peres, e no domingo, 17, na Usina do Gasomêtro, das 13h30 às 17h30, a SMS disponibilizará consultórios móveis, onde profissionais da saúde realizarão o teste rápido de diagnóstico de HIV e sífilis. O exame é realizado com apenas uma gota de sangue, com resultado em 15 minutos. Conforme estudos, o diagnóstico tardio é um dos principais fatores que levam ao óbito. Se necessário, será feito o encaminhamento para um médico, para iniciar o tratamento.

Confira abaixo as peças da campanha:

Da Redação (Fotos: Divulgação/PMPA)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *