Secretaria Municipal de Saúde lança campanha para o Dia Mundial de Luta contra a Aids

A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS) lança esta semana sua campanha para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), que destacará a importância de realizar o teste. Com o slogan “Uma gota de sangue do seu dedo pode fazer a diferença”, a campanha dá continuidade à realizada no Dia dos Namorados e busca incentivar a população a fazer o teste rotineiramente.

As peças trazem um casal gay, um casal hétero interracial e uma mulher. “Essa campanha reflete um novo período da gestão municipal das políticas de enfrentamento à Aids, onde é notória uma atenção mais dirigida a públicos e populações negligenciados durante muito tempo. A retomada desta atenção é essencial, mas ainda necessitamos de muito mais investimento, muito mais campanhas, e muito mais comprometimento dos governantes no enfrentamento à epidemia de Aids”, destaca o coordenador geral do SOMOS, Sandro Ka.

Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, e 1º e 2 de dezembro, o Teste Rápido Itinerante/Fique Sabendo será realizado em diferentes locais da cidade, oferecendo testagem para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C. Com apenas uma gota de sangue colhida, o resultado sai em apenas 15 minutos e, em caso positivo, a pessoa é encaminhada para o serviço especializado. No dia 1º, seis unidades de saúde de cada Região Distrital da cidade estarão funcionando das 8h às 17h para a testagem rápida.

Dados divulgados home pelo Ministério da Saúde, que fazem parte do boletim epidemiológico que será lançado em 1º de dezembro, mostram que a taxa de incidência de Aids em Porto Alegre para cada 100 mil habitantes em 2011 foi de 95,3 casos, correspondendo a 7,6 a menos do índice de 2010, que foi de 102,9 casos.

Conheça abaixo as peças da campanha, que terá, entre outras, busdoors, outdoors, faixas, camisetas, balões e porta-camisinhas. Além disso, a SMS terá uma banca com ações e informações sobre saúde na Parada Livre, neste domingo, 25.

Da Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *