Saiba mais sobre profilaxia pós exposição ao HIV

A profilaxia pós-exposição sexual (PEP sexual) teve sua recomendação publicada em outubro/2010 através do suplemento III das Recomendações para Terapia Antirretroviral (TARV) em Adultos Infectados pelo HIV.

A PEP sexual é considerada uma estratégia que visa a prevenção da transmissão sexual do HIV para aqueles que não usaram ou tiveram acidente/falha com o preservativo. Ela não substitui o uso do preservativo, principal estratégia para a prevenção, mas amplia a possibilidade de prevenção e deve ser disponibilizada a todos que tiverem sua indicação, após a avaliação de risco. Seu atendimento é considerado de urgência, pois precisa ser realizado em até 72 horas após a exposição sexual, sendo necessário, portanto, a organização da rede de atendimento para os horários de não funcionamento dos SAE e o fluxo do atendimento dentro do serviço.

Como parte do processo de implementação da PEP sexual, o Departamento de DST/Aids/HV desenvolveu dois folders com informações gerais sobre o assunto, ambos também você pode conhecer abaixo:

Folder 1

Folder 2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *