RS realiza o I Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde

O evento é uma promoção da Secretaria Estadual de Saúde e da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS. Os objetivos são fomentar a Rede de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Estado, dar visibilidade aos saberes tradicionais dos terreiros, levantar as ações de prevenção e promoção de saúde realizada pelos terreiros no que tange ao combate ao HIV/AIDS e propor a construção de estratégias de interlocução entre terreiros e SUS.

O seminário contará com a presença de lideranças e vivenciadores de religiões de matriz africana do estado e do país, militantes de movimentos sociais, conselheiros de saúde, gestores e trabalhadores em saúde, estudantes e pesquisadores de todo o estado do Rio Grande do Sul.

Na prática profissional do SUS, é notório o conhecimento de que as pessoas, antes de buscarem atendimento nos serviços de saúde, procuram acolhimento, aconselhamento e cuidado nos terreiros. Todavia, há um desconhecimento acadêmico sobre como essas práticas são fundadas e realizadas, o que, muitas vezes, leva a uma interpretação psicopatológica e estigmatizada dos fenômenos religiosos impedindo o diálogo entre profissionais e lideranças de terreiro.

Nesta perspectiva, os conhecimentos socializados e produzidos no seminário, além de darem visibilidade acadêmica às práticas tradicionais de matriz africana em saúde, instigam o diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento científico traduzindo, portanto, sua relevância, complexidade e contemporaneidade.

SERVIÇO
EVENTO: I Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS, tendo como tema “A Produção de Saúde e o Combate ao HIV/AIDS pelos Terreiros”.
DATA: De 04 a 06 de agosto de 2010, das 8h as 19h15min.
INSCRIÇÕES: para fazer sua Pré-inscrição pelo site  www.renafrosaude.blogspot.com/Escola, pois as vagas são limitadas.
VALOR: Entrada Franca.
LOCAL: Hotel Continental de Porto Alegre
PROMOÇÃO: Secretaria de Estado da Sáude do Rio Grande do Sul e Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde / Núcleo-RS
REALIZAÇÃO: ESP – (NESIN); Departamento de Ações em Saúde e Política Estadual de Atenção à Saúde da População Negra do RS.
e-mail: renafrosaude.rs@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *