Primeiro filme sobre aids completa 25 anos

Há 25 anos, estreava na TV norte-americana o telefilme “An Early Frost”, sobre a então assustadora e avassaladora epidemia da aids. O projeto foi exibido em 11 de novembro de 85, na rede NBC.

Dirigido por John Erman e estrelado por Aidan Quinn – que acabava de atuar em “Procura-se Susan Desesperadamente”, ao lado de Madonna -, o telefilme contava a história de um advogado gay que se descobre soropositivo e enfrenta a reação dos pais e da avó.

Na época, a aids já havia atingido cerca de 5 mil pessoas no mundo. Em outubro de 1985, o astro de Hollywood dos anos 50 Rock Hudson faleceu em decorrência de complicações da síndrome. A polêmica era imensa e o HIV ainda era totalmente relacionado aos gays masculinos – incluídos no então chamado “grupo de risco”.

Em entrevista à revista gay norte-americana “Advocate”, Erman e Quinn relembraram as dificuldades do projeto. O ator, que não é gay, contou que não teve medo de encarnar o personagem.

“Você pega as melhores estórias e as melhores jornadas que quiser”, relatou. “Não ouvi represálias de amigos, porque eu não me cercaria de pessoas que fizessem isso. E se pensassem, não diriam”.

Apesar da coragem do ator, executivos da indústria não viam o projeto com bons olhos. Os diretores da NBC viram o primeiro corte e ficaram ressabiados. Anunciantes se recusaram a comprar espaços comerciais nos intervalos do filme.

Mas com a exibição do telefilme, o panorama mudou. O filme atingiu boa audiência naquela noite, e foi indicado a 14 Emmy – o Oscar da TV americana. O diretor John Erman foi homenageado pelo Directors Guild of America, e “An Early Frost” levou 4 Emmys – edição de som, edição, fotografia e roteiro.

De lá para cá, as informações sobre a aids evoluíram e muita coisa mudou – inclusive os filmes que tratam do tema. Até o Oscar se rendeu, e em 1995 premiou Tom Hanks como Melhor Ator por “Filadélfia” – onde interpretou, também, um advogado gay soropositivo.

“An Early Frost” pode ser encontrado via Amazon. No Brasil, o filme ainda não foi lançado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *