Presidente Dilma antecipa o lançamento do plano de combate à homofobia para agosto

Parece que a presidente Dilma Roussef resolveu se espertar para a comunidade gay. Por determinação dela, a Secretaria dos Direitos Humanos antecipou o lançamento do 2º Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Previsto para ser lançado em dezembro, o Palácio do Planalto resolveu lançá-lo já em agosto. A segunda edição do plano será focada no combate à homofobia. A ministra Maria do Rosário deve apresentar a parte inicial do projeto no início de julho. Dilma quer saber quais serão os custos, as principais ações e o papel de cada um dos 18 ministérios envolvidos no projeto.

Não se sabe ainda quais serão as ações práticas do Plano. Mas, vale lembrar que agosto coincide com a época de campanha eleitoral.

O 1.º Plano LGBT foi lançado em 2009, no governo do presidente Lula, quando a Secretaria de Direitos Humanas era comandada por Paulo Vannuchi. O projeto era uma continuidade do Programa Brasil Sem Homofobia, implantado em 2004.

O Plano na época dizia ter o objetivo de implementar políticas públicas “com maior equidade e mais condizentes com o imperativo de eliminar discriminações, combater preconceitos e edificar uma consistente cultura de paz, buscando erradicar todos os tipos de violência”. De efetivo, pouco foi realizado.

Fonte: A Capa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *