Participe pela internet do Seminário "Escola Sem Homofobia"

A Comissão de Legislação Participativa realiza hoje, às 13h30, o seminário “Escola Sem Homofobia”, com o objetivo de discutir o papel da escola na promoção do respeito à diversidade sexual no ambiente educacional. A Agência Câmara vai transmitir o evento ao vivo e fazer sua cobertura jornalística em tempo real. Os leitores poderão encaminhar perguntas aos participantes do seminário pelo e-mail pergunte@camara.gov.br, com a sigla da comissão (CLP) no campo “assunto”. As perguntas serão encaminhadas aos deputados que integram a comissão, para que eles possam redirecioná-las aos convidados no momento do debate. Também promovem a audiência as comissões de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias.

Assista aqui à transmissão da TV Câmara ao vivo.

O seminário, que será realizado no plenário 3, terá a presença de diversas autoridades, entre elas, o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação, André Lázaro, e o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (ABGLT), Toni Reis.

Pesquisa realizada em 11 capitais brasileiras com docentes e estudantes do 6ª ao 9º ano da rede pública revelou que há falta de compreensão sobre o que é diversidade sexual. De acordo com a coordenadora da pesquisa, Margarita Diaz, “a sociedade tem construído somente o modelo heterossexual e as pessoas que não seguem esse padrão são discriminadas”.

A pesquisa mostrou ainda que nem mesmo profissionais de educação têm o devido preparo para lidar com esse tipo de conteúdo. Em decorrência desse problema, a homofobia vem se espalhando entre estudantes, o que futuramente poderá transformá-los em adultos preconceituosos. “Nós temos muitas políticas públicas que na prática das escolas não são implementadas” explica a pesquisadora.

One thought on “Participe pela internet do Seminário "Escola Sem Homofobia"

  1. Olá Pessoal. Assistimos ao seminário e enviamos uma pergunta, ela foi lida mas não foi respondida. Tudo bem, o que importa é que essa é uma importante discussão que nos leva para o caminho da evolução. Achamos que a participação do MEC foi muito superficial, aliás, as considerações finais do representante do MEC não trouxe nada de concreto. Mas, vamos lá, nós também somos responsáveis e estamos aqui para cobrar atitudes mais efetivas de nossos legisladores. Parabéns ao SOMOS por trazer mais essa informação. Beijos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *