Parada Livre de Porto Alegre acontece domingo, dia 28 de novembro, no Parque da Redenção

Será realizado no próximo domingo, 28 de novembro, a 14ª Parada Livre de Porto Alegre, no Parque Farroupilha.
Este ano o tema escolhido é “A sexualidade tem todas as cores”. O material gráfico é inspirado na Drag Queen Perla Ostra, clássica drag queen, madrinha da Parada, que prepara sua caracterização todos os anos exclusivamente para o evento. O cabelo estilo “black power” montado com pessoas em posições eróticas mostra o quanto a sexualidade é diversa e faz parte do dia-a-dia das pessoas. “Queremos mostrar que o sexo é algo natural e que devemos pensar nele sem preconceitos”, afirma o artista visual Sandro Ka, responsável pela obra.
Com o tema Os shows artísticos iniciam às 14 horas, no palco central, que será montado próximo ao espelho d’água. Também está programado para o início da tarde o lançamento da campanha Travesti e Respeito, pelo Ministério da Saúde.
A apresentação do evento será feita pelo trio Dandara Rangel, Glória Crystal e Laurita Leão. Outras artistas transformistas, grupos de dança, gogoboys, performers e cantoras relacionadas à Cena Cultural LGBT gaúcha também farão parte do espetáculo.
O tradicional percurso com trios elétricos iniciará às 17 horas do dia 28 e compreenderá as avenidas Setembrina, (que será bloqueada pela EPTC para o evento neste dia) Oswaldo Aranha, José Bonifácio, João Pessoa e Engenheiro Luiz Englert, fazendo, assim, o contorno da Redenção. Depois de completado o trajeto, as apresentações no palco principal continuarão até as 22 horas.
A presidente da Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul, instituição que organiza o evento, Marcelly Malta, salienta a importância da ação para a luta contra a homofobia: “A Parada deve servir tanto como manifestação política, para dar visibilidade ao público LGBT e mostrar para a sociedade que nós existimos e estamos a postos para lutar pelos nossos direitos, quanto como uma festividade onde a reunião das pessoas traz um sentimento de companheirismo ao grupo”.
O evento conta com coordenação da Igualdade – Associação de Travestis e Transexuais de Porto Alegre em parceria com o Nuances  – Grupo pela Livre Expressão Sexual; SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade; Regional Sul da LBL – Liga Brasileira de Lésbicas e o SAJU – Serviço de Assistência Jurídica Gratuita da UFRGS.
Seminário “A sexualidade tem todas as cores”
Antecederá a Parada o SeminárioA sexualidade tem todas as cores”. O evento será realizado no do dia 23 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, das 10h às 18h30min. O encontro será dividido em três painéis com os temas “História do Movimento LGBT no Estado do Rio Grande do Sul”, “O Reconhecimento do Estado às Múltiplas Sexualidades” e “Identidade de Gênero: fronteiras e transgressões”. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail direitoshumanos@sdhsu.prefpoa.com.br ou na hora do evento.
Serviço:
14ª Parada Livre de Porto Alegre
Dia 28 de Novembro, às 14 horas no Parque Farroupilha.
Seminário “A sexualidade tem todas as cores”
Dia 23 de novembro, das 10h às 18h30min, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS.
PROGRAMAÇÃO
10h às 12h | PAINEL I – HISTÓRIA DO MOVIMENTO LGBT NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Medicação: Fernando Seffner, UFRGS
Painelistas: Célio Golin (Nuances), Claudete Costa (Liga Brasileira de Lésbicas), Alexandre Böer (SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade), Marcelly Malta (Igualdade RS)
14h às 16h | PAINEL II – O RECONHECIMENTO DO ESTADO ÀS MULTIPLAS SEXUALIDADES
Mediação: Gabriela Souza Antunes (SAJU/UFRGS)
Painelistas: Rui Portanova (Des. TJRS), Márcia Medeiros de Farias (Promotora MPT/RS), Roger Raupp rios (Juiz Federal), Célio golin (Nuances).
16h30min às 18h30min | PAINEL III – IDENTIDADE DE GÊNERO: FRONTEIRAS E TRANSGRESSÕES
Mediação: Claudia Penalvo (SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade)
Painelistas: Elisabeth Zambrano (UFRGS), Guacira Lopes Louro (UFRGS), Henrique Caetano Nardi (UFRGS), Marcelly Malta (Igualdade RS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *