Parada do Orgulho LGBT de São Paulo leva milhões de participantes

O SOMOS acompanhou a 15ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, o ápice de uma semana de atividades integradas que levaram milhões de pessoas às ruas da capital paulista. Com o tema provocativo “Amai-vos uns aos outros”, a edição apresentou em sua campanha sobre sexo seguro voltada para o público gay e bissexual masculino, peças publicitárias com imagens erotizadas de homens, se apropriando de elementos estéticos e simbólicos da imaginária do catolicismo, sob o tema: “Nem Santo te Protege – Use Camisinha”. 
Considerada a maior Parada LGBT do mundo, esta edição levou 4 milhões de participantes às ruas, segundo a organização do evento. Com 15 trios elétricos, de forma tradicional, a manifestação teve seu início na Avenida Paulista, descendo a Rua da Consolação em direção ao centro da cidade.
Abrindo a Parada, a valsa dos 15 anos, ao som de Danúbio Azul, estimulou os participantes a dançar cada um a seu jeito, dando uma nova cara ao flashmob.
O evento cresce significativamente a cada ano e provoca uma intensa mobilização de toda a cidade para abrigá-la, interferindo na rotina, no visual e principalmente, no comércio e no turismo, pois leva a São Paulo visitantes de todo mundo.  
As Paradas do Orgulho LGBT são fenômenos políticos e estéticos que levam multidões às ruas, em diversas cidades do país e do mundo. Dão visibilidade a lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, que têm neste dia, a possibilidade de ocupar o espaço da cidade como qualquer cidadã ou cidadão. Traz à tona um sentimento de pertencimento e respeito que deveria se estender para outros dias, para outras avenidas, para outras cidades.
A participação do SOMOS na Parada faz parte das ações do Mapeamento Cultural LGBT, do Pontão de Cultura do SOMOS, que pode ser conferido no blog do projeto e contou com o apoio da Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) e da Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo (CADS).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *