Mulheres negras lançam instituto e pacto de inclusão e desenvolvimento na Bahia

O lançamento da Odara – Instituto da Mulher Negra que aconteceu na quinta-feira, 19 de abril, foi marcado pela assinatura e consolidação do “Pacto de Inclusão das Mulheres Negras na agenda da Bahia” entre organismos internacionais, representantes governamentais, organizações feministas e negras da Bahia e organizações apoiadoras
A cerimônia de lançamento contou com a participação de 300 lideranças dos diversos movimentos de mulheres negras da Bahia e apontou um novo momento para consolidação da agenda política desse público no Estado. Para discutir o tema, participaram da mesa a Ministra da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Luiza Bairros, o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, a representante da Fundação Ford no Brasil, Nilcéia Freire e a Consultora da Ouvidoria da Petrobras, Wânia Sant`Anna.

Para Pedro Chequer “O Odara chega para fortalecer o controle social na implementação de políticas públicas que já foram elaboradas, mas precisam ser executadas”. Ao apontar sobre os indicadores de saúde referentes à feminização da aids, Cheuqer destacou que “há um aumento do agravo entre as mulheres e, entre as mulheres negras, esse agravo é ainda mais concentrado”.

De acordo com a Ministra Luiza Bairros, a participação das mulheres negras na agenda de inclusão e desenvolvimento do País, se dá pela participação das mulheres nas instâncias de tomada de decisão. “Precisamos de poder para que as políticas para as mulheres negras sejam colocadas na agenda política em todas as instancias e em todos os poderes do País.”, reafirmou.

No final do debate, as organizações presentes observaram a leitura do pacto e assinaram o documento. Também estavam presentes na cerimônia o secretário de Promoção da Igualdade do estado da Bahia, Elias Sampaio (SEPROMI) e Rosana Fernandes, da Coordenadoria Ecumênica de Serviços (CESE).

Fonte: Agência de Notícias da Aids

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *