Movimento Gay de Minas recebe comenta do Ministério da Cultura

Na próxima segunda-feira, 5, o Movimento Gay de Minas (MGM) será um dos homenageados a que o Ministério da Cultura (MinC) concenderá a Ordem do Mérito Cultural, maior comenda nacional da área de cultura.

O Ministério reconhece o MGM por seu trabalho com o Ponto G de Cultura que, de 2006 a 2008, como parte do Programa Cultura Viva do MinC, realizou atividades culturais parajovens gays, lésbicas, travestis e transexuais de Juiz de Fora – MG.

O coordenador Marco Trajano explica que, através de atividades de teatro, dança e inclusão digital, o Ponto G de Cultura buscou “resgatar a auto estima desses cidadãos, que trocaram a vergonha de sua orientação sexual pelo orgulho de serem quem são, a ponto de subirem num palco sem medo da homofobia e desafiando o establishment”. Ele destaca que oMGM foi o primeiro Ponto de Cultura a se preocupar com a participação dos homossexuais na formação cultural do país, inovando na metodologia de mobilização entre o segmento LGBT.

A Ordem do Mérito Cultural é uma condecoração outorgada pelo MinC a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições como reconhecimento por suas contribuições à Cultura brasileira.

A sonelidade de entrega das insígnias, que será feita pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, acontece no dia 5 (Dia Naciuonal da Cultura), a partir das 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente Dilma Rousseff estará presente. Além do MGM, serão agraciados o Grupo Silvio Santos, o Circo Orlando Orfei, cantores, compositores, atores, poetas, escritores, cineastas e outras personalidades importantes do país. A cada edição, um nome importante da cultura brasileira é homenageado; em 2012, é a vez de Luiz Gonzaga, por este ser o ano do centenário de seu nascimento.

Da Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *