Ministros da Saúde dos países do Brics discutem em Genebra transferência de tecnologia e medicamentos genéricos

Ministros da Saúde dos países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reuniram nessa terça-feira, 22 de maio, durante a Assembleia Mundial de Saúde em Genebra, para discutir transferência de tecnologia, medicamentos genéricos, direito universal à saúde, entre outros temas. Eles ressaltaram a importância da cooperação entre os países membros do bloco por meio de projetos conjuntos, workshops e visitas feitas entre cientistas de áreas relacionadas à assistência farmacêutica. 

Outro tema debatido, durante o evento promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi o combate às doenças transmissíveis, como a aids, e não transmissíveis. No encontro, foi estabelecida estratégia conjunta de cooperação tecnológica para realizar a fiscalização e monitoramento destas doenças, por meio de um banco de dados com registros epidemiológicos.

O encontro ainda teve discussões sobre mecanismos regulatórios na área de medicamentos e no que diz respeito à propriedade intelectual. A capacitação de agências reguladoras nacionais e a cooperação sustentável entre essas agências foram levantadas como elementos cruciais para um maior acesso a medicamentos e a eficiência da produção e distribuição.

Os ministros dos Brics ressaltaram que o bloco se preocupa especialmente com a escassez de pesquisas para a inovação e o desenvolvimento de novos medicamentos, sobretudo para o tratamento das doenças negligenciadas, como tuberculose e malária.

Fonte: Agência Saúde

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *