Milhares de pessoas protestam em várias cidades da França a favor do casamento gay

O último sábado, 14, foi de mobilização na França em torno do casamento gay. Milhares de pessoas tomaram conta das ruas de várias cidades importantes para pressionar o governo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por casais homossexuais.

As manifestações ocorreram em grandes cidades como Marselha, Lyon, Toulouse, Montpellier, Nantes e Grenoble. Em Paris, o protesto foi realizado no domingo.

O objetivo também era fazer frente à manifestação organizada pelos conservadores, que reuniu 100 mil pessoas no dia 17 de novembro, para protestar contra a lei do matrimônio igualitário. O projeto entra em tramitação no dia 19 de janeiro.

O casamento gay e a adoção por homossexuais fizeram parte do discurso do presidente eleito, o socialista François Hollande, durante a sua campanha.

Um dos temas polêmicos do projeto de lei é o que exclui o direito à procriação assistida para as lésbicas, que já existe na Espanha e na Bélgica. François deixou a questão aberta para ser decidida pelo Parlamento.

Ainda no sábado, a Confederação de Associações Familiares Católicas apresentou uma pesquisa que indica que para 55% dos franceses uma família composta por dois adultos do mesmo sexo não é como as demais.

Fonte: A Capa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *