Marcha das Vadias acontece em Porto Alegre no dia 27 de maio

Em abril de 2011, durante uma palestra sobre segurança no campus em uma universidade em Toronto, no Canadá, um policial declarou que as estudantes não deveriam se vestir como vadias (“sluts”) para não se tornarem alvo de estupradores.  Responsabilizar a vítima pelo abuso, infelizmente,  não é raro – e as estudantes, diante de tal absurdo, se mobilizaram e organizaram a Slut Walk.

A ideia se espalhou pelo mundo e passou a acontecer em diversas cidades, sempre com o objetivo de acabar com a violência de gênero e com a culpabilização das vítimas de violência sexual. O movimento discute, também, estereótipos que cercam o gênero feminino e o direito da mulher à liberdade. Afinal, como lembra o flyer da Marcha de São Carlos, qualquer atitude de liberdade, sobretudo sexual, pode ser motivo para uma mulher ser chamada de “vadia”. Portanto, se ser vadia é ser livre, sejamos vadias com orgulho!

Em 2012, a Marcha das Vadias acontece no Brasil no sábado, 26 de maio, na maioria das cidades participantes. Clique aqui para conferir se o evento acontecerá na sua cidade, e a data, horário e local.

Em Porto Alegre, devido à realização da Marcha da Maconha no dia 26, a Marcha das Vadias ocorre no domingo, 27 de maio:

MARCHA DAS VADIAS EM PORTO ALEGRE

Data: Domingo, 27 de maio

Horário: 16h (concentração à partir das 14h) – às 13h, haverá uma oficina de cartazes

Local: Arco da Redenção

Para mais informações, acesse o blog do movimento no Brasil: marchadasvadiasbr.wordpress.com

Da Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *