Jovens com HIV lançam neste sábado livro de crônicas sobre suas histórias de vida

Josè Rezende Jr., responsável pela oficina

Cinco contos são sobre jovens que vivem com HIV e três de quem convive com a pessoa que tem o vírus. Os relatos foram reescritos pelo grupo, a partir de uma oficina de arte em Brasília (DF), realizada pelo jornalista José Resende Jr., vencedor do Prêmio Jabuti 2010, na categoria “Contos e Crônicas”. A ideia é mostrar uma nova perspectiva sobre o viver com aids nos dias de hoje, já que os jovens não conviveram com o início da epidemia no Brasil – quando a doença era considerada uma sentença de morte.

Durante o evento também serão realizadas oficinas e roda de conversas para promover a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais, além de contribuir para a redução do estigma em relação a essas pessoas. As atividades contam com a participação de Hugo Soares, 24 anos, representante no estado do Pará da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids.

Entre os critérios de seleção dos textos, foram considerados aspectos como adequação ao tema, respeito aos direitos humanos e criatividade. “A iniciativa contribui para que os jovens descubram possibilidades de atuação frente aos desafios locais de enfrentamento da doença”, avalia Eduardo Barbosa, diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Os jovens e a epidemia
Dados do Ministério mostram que, em 1991, havia 155 municípios com pelo menos um caso de aids em jovens de 13 a 19 anos. Em 2009, o número subiu para 237. O total de casos de aids nessa faixa etária, de 1980 até junho de 2010, corresponde a 12.693 registros.

Atualmente, a região com a maior taxa de incidência de aids entre jovens é o Sul (4,2 casos da doença a cada 100 mil habitantes), seguida do Norte (3,1), Sudeste (2,7), Centro-Oeste (2,6) e Nordeste (1,9).

Serviço
Lançamento da publicação Vidas em Crônica (AZT 2)
Data: 03 de setembro, às 19h.
Local: XV Feira Pan-Amazônica do Livro – Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém (PA).
 
Redação da Agência de Notícias da Aids com informações do Ministério da Saúde



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *