Intervenções de dança contemporânea em casas noturnas

Feedback  é o mais recente trabalho concebido pela coreógrafa Jussara Miranda para o  SOMOS Ponto de Cultura SOMOS LGBT do RS que estreou na sexta-feira, 18 de março,  no Cine Theatro Ypiranga (Av. Cristóvão Colombo, 772).
Este trabalho é resultado  dos projetos DALÍ DAQUI (2009) e OLHO3 (2010), Prêmios do Edital Interações Estéticas/Residências artísticas em Pontos de Cultura promovido pela Funarte – MinC.  
Os trabalhos anteriores foram apreciados em teatros, escolas e ruas por um público de mais de 20.000 pessoas. Agora as intervenções acontecerão em diferentes casas noturnas de Porto Alegre, locais onde a dança é a celebração.

Mais uma vez o preconceito é o foco: na dança, na arte, na linguagem e na sexualidade. Interação entre linguagens estéticas é a proposta: que move os internos dos dançarinos da vida.

“Pretendemos democratizar os produtos culturais em dança e valorizar as diferentes formas de vivenciar a sexualidade, além de mostrar a diversidade e outras possibilidades de arte do universo LGBT”, afirma Sandro Ka, coordenador de Cultura do SOMOS.
Desta questão distinguiram-se espaços novos para intervenção, como bares e danceterias, e a mistura da linguagem da dança existente no Universo LGBT, como as performances da Arte Transformista e de gogo dancers, associada à dança contemporânea, compartilhando estéticas e vivências sociais diversas. As montagens afirmam o afeto e o desejo como coisas do corpo, da dança, da estética e do mundo. “Trata-se de estabelecer uma composição na qual os seres envolvidos se mantêm singulares, diferentes, do começo ao fim da relação”, afirma Jussara Miranda.
“Trabalhar a dança com a cultura da diversidade sexual é uma experiência além do músculo, da forma e muito além do instante da mostra espetacular e da expectativa de agradar à maioria. Feedback é um percurso que conduziu preconceitos sociais polêmicos para efeitos artísticos compartilhados localmente por perfomers, bailarinos, coreógrafos, técnicos, produtores; públicos de Bairros, teatros e escolas da cidade, e por internautas, de forma global. FEEDBACK é um SIM! Permissivo, é um campo de possibilidades onde a dança interage com as liberdades individuais. Acima de tudo, é o desvelar dos NÃOS que o corpo esconde”, conclui Jussara Miranda.
Ficha Técnica:
Concepção e Direção geral:
Jussara Miranda
Projeto coreográfico:
Jussara Miranda em parceria com Diego Mac
Direção de Produção:
Marcinhò Zola
Performes:
Denis Cafrune Gosch
Gustavo Rodrigues Horstmann
Aline Jones
Rossendo Rodrigues
Charles Wilson dos S. Machado (Charlene Voluntaire)
Ensaiador:
Denis Gosch
Identidade visual e Projeto Gráfico:
Sandro Ka – SOMOS
Blogueira:
Lauriza Vidal
Produção operacional:
Sandra Santos
Assistente de produção:
Ariane Laubin – SOMOS
Figurinos:
Kathyene Sperhack
Fotografia:
Danny Bittencourt
Realização:
Muovere Cia de Dança Contemporânea de Porto Alegre

Serviço para essa sexta-feira:
Às 23h45 na Casa de Teatro, endereço: Rua Garibaldi, 853; Porto Alegre-RS
e à 1h acontece intervenção no Cabaret, endereço: Independencia, 590; Porto Alegre-RS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *