Inscrições para Bolsa Interações Estéticas 2012 vão até 03 de outubro

Promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o Edital Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura chega a sua quarta edição em 2012. A iniciativa busca incentivar o intercâmbio cultural e estético, a troca de experiências, de conhecimentos e de linguagens, a mobilidade, a interação e a experimentação artística. As inscrições podem ser feitas até o dia 03 de outubro.

A residência artística consiste no deslocamento do artista para outro contexto cultural, ou seja, para um Ponto de Cultura (saiba mais sobre os Pontos aqui, no site da Cultura Viva).

São 50 bolsas ao todo – 40 na categoria Criação e Experimentação, para novos projetos, e 1o na categoria Continuidade, para artistas que já foram contemplados pelos menos uma vez por esse edital. Os artistas contemplados na categoria Criação e Experimentação devem, obrigatoriamente, escolher um Ponto de Cultura fora da região em que residem; já os que darão continuidade a seus projetos podem escolher um Ponto em qualquer região brasileira.

Qualquer tipo de manifestação artística é bem vindo, desde o circo até a literatura, passando por arte digital; não há restrições temáticas ou de suporte, desde que não incorram em qualquer ofensa prevista pela Constituição Federal.

O SOMOS é um Ponto de Cultura e, nas três edições já realizadas do Edital, recebemos quatro projetos: Dali Daqui (2009), Olho3 (2010) e Feedback (2011), todos da Muovere Cia de Dança Contemporânea, e, em 2010, Jovens Contos/Eu e o Cara da Piscina, do cineasta William Mayer.

Baixe o edital completo, os anexos e a ficha de inscrição no site da Funarte, através deste link.

Da Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *