Idosos e cigarro: pesquisa mostra perigosa relação

O consumo de cigarros também faz parte do cotidiano de uma quantidade significativa de idosos. É o que mostra a pesquisa Fatores associados ao tabagismo em idosos: Inquérito de Saúde no Estado de São Paulo (ISA-SP) . Os resultados, publicados nos Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, revelam prevalência de 12,2% do hábito de fumar entre indivíduos da terceira idade. E, segundo os pesquisadores, o índice tende a aumentar com o envelhecimento da população.

O estudo ainda indicou maior prevalência de fumantes (17,5%) e ex-fumantes (47,6%) idosos no sexo masculino, o que, de acordo com os especialistas, se deve a fatores históricos e socioculturais.

Desenvolvida pela Universidade Estadual de Campinas, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em Botucatu, e Secretaria da Saúde do estado, a pesquisa alerta para a necessidade de intervenções eficazes dos serviços de saúde para a cessação do tabagismo em idosos, visto que muitos deles, mesmo com doenças relacionadas ao tabaco, não conseguem deixar de fumar.

Fonte: Fiocruz

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *