Hospital do Rio entrega 33 testes errados de hepatite C

Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio

O Ministério da Saúde informou que 33 pacientes receberam testes com resultados errados de hepatite C no Hospital Federal de Bonsucesso. Uma auditoria no sistema de informática da unidade revelou a falha no período de 16 a 31 de agosto. Um funcionário denunciou à Rede Record que também pode haver diagnósticos errados para testes de HIV. No entanto, a direção do hospital afirmou que não existem erros nos resultados de exames laboratoriais para diagnóstico de HIV.

Na manhã da última sexta-feira, 9 de setembro, iniciou-se o contato, por telefone e telegrama, com os 33 pacientes que receberam os exames. Eles serão chamados para o recebimento de nova impressão dos exames com os valores de referência corretos. A direção do HFB abriu uma sindicância para apurar as responsabilidades pelo erro.

De acordo com a Defensoria pública de União, os pacientes que se sentirem prejudicados podem entrar com uma ação por danos morais devido a angústia e sofrimento emocional que passaram.

O erro
O erro na impressão de 33 exames foi na impressão dos sinais de maior (‘>’) e menor (‘<’) presentes nos valores de referência. Os valores de referência são as taxas informadas abaixo do resultado que servem como parâmetro para avaliação do médico.

Outros problemas
A Defensoria Pública acompanha o caso e alerta que a questão com os exames é apenas mais um problema do hospital. Na semana passada, uma vistoria confirmou as denúncias de falta de equipamentos, como falta de gazes e seringas. O defensor público federal Daniel Macedo diz que a gestão do hospital deve ser revista.

– Esse hospital recebe cerca de R$ 150 milhões por mês. Então não é só um problema de sucateamento, mas de gestão.
 
Com informações do R7,com Rede Record

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *