França quer permitir casamento e adoção de crianças por gays

A ministra da Justiça da França, Christiane Taubira , disse nesta terça-feira, 11, em entrevista ao jornal católico La Croix, que o governo francês deverá apresentar ao Parlamento em outubro um projeto de lei que autoriza o casamento e a adoção de crianças por homossexuais.

O projeto era uma das promessas de campanha de François Hollande, com a justificativa de responder a uma exigência de igualdade entre os franceses. Assim como ocorre com os casais heterossexuais, as crianças poderão ser adotadas de forma individual ou conjunta.

Segundo a ministra, “o casamento é uma instituição antiga que ocupa um lugar muito particular no Código Civil. Trata-sede um ato jurídico solene, criado para estruturar a sociedade, que codifica bem mais detalhadamente as condições para uma vida comum do que as demais formas de união [previstas na lei francesa, como os Pacs e a concubinagem]”.

Ao ser perguntada se a medida não alteraria fundamentalmente “uma instituição” milenar, Taubira lembrou que o divórcio, quando foi aprovado no país em 1884, também gerou discussões. “Nós [o governo] estamos bem conscientes de todas as dimensões filosóficas e antropológicas ao redor do casamento. Mas acreditamos que elas não devem cercear o direito à igualdade. É por essa exigência de igualdade que estamos seguindo adiante com esse projeto de lei”.

Fonte: Sul 21

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *