Fotógrafa realiza projeto para ajudar vítimas de abuso sexual

“Vá embora antes que suje meu quarto”, foi o que uma mulher ouviu após ser estuprada e cortada com uma navalha. Frases assustadoras como essa são reveladas por vítimas de abuso sexual no projeto Unbreakable, da fotógrafa Grace Brown.

Grace usa a fotografia para tentar ajudar as vítimas a superarem o trauma da violência sofrida. Ela fotografa as pessoas segurando cartazes com frases ditas pelos agressores.

No tumblr do projeto, Yvonne Moss, sobrevivente de estupro e defensora de vítimas de abusos sexuais, conta que essa “é uma forma de vítimas tomarem de volta o poder sobre as palavras que foram usadas contra elas”. No tumblr, além das fotos tiradas por ela mesma, vítimas de abuso sexual podem submeter suas próprias fotos.

O projeto mostra casos muito chocantes mas que, infelizmente, não são tão raros. Segundo a Agência Patrícia Galvão, seis em cada dez brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica. Além disso, uma em cada cinco mulheres considera já ter sofrido algum tipo de violência, e o parceiro é responsável por mais de 80% dos casos reportados.

Confira algumas das fotos de Grace que fazem parte do projeto:


E confira o vídeo apresentando a ação:

Fonte: Catraca Livre e Project Unbreakable

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *