Fórum Onda Cidadã acontece nos dias 23 e 24 de agosto em SP

Nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de agosto, o Itaú Cultural realiza o Fórum Onda Cidadã, em São Paulo – SP. O evento debaterá o Mapeamento das Mídias Livres no Brasil, iniciado pelo Programa Onda Cidadã em 2009. O coordenador geral do SOMOS, Sandro Ka, participará como representante da ONG, que foi convidada devido a seu trabalho com mídias livres.

O mapeamento, composto por mais de 300 iniciativas de midialivrismo e ativismo cultural, identifica veículos de comunicação por elas utilizados, as formas de sustentabilidade, as metodologias de trabalho, os tipos de profissionais, os públicos preferenciais, enfim, toda uma gama de informações sobre a cadeira produtiva do que tem se chamado de “cultura livre” no Brasil.

A intenção do Fórum é apresentar para esse grupo os resultados obtidos até o momento, comunicar os próximos passos do projeto e articular com o grupo como o programa Onda Cidadã pode contribuir para a cultura livre do país.

Para fomentar esse debate, convidamos midialivristas e ativistas culturais de todas as regiões do Brasil, que também serão entrevistados para documentar, em vídeos, suas histórias na produção da cultura livre brasileira. Essas entrevistas serão publicadas no site do Onda Cidadã, que terá como meta ser um site que reúne história e análise do midialivrismo.

Onda Cidadã

O Onda Cidadã é um programa permanente do Itaú Cultural que busca analisar a produção das mídias autônomas e fomentar conhecimentos que sirvam de base para qualificar o campo da cultura livre no país. O termo Onda deriva das rádios livres e comunitárias, primeiras experiências de midialivrismo que o Onda Cidadã, em 2003, reuniu, mobilizando pessoas e emissoras de rádio comunitárias, públicas e universitárias a fim de estabelecer uma rede de troca de informações e experiências entre profissionais e dirigentes do setor.

Atualmente, o programa congrega e reúne toda uma gama de realizadores midialivristas de diferentes linguagens (digitais, impressas, fotográficas, audiovisuais, sonoras, performáticas etc.

FÓRUM ONDA CIDADÃ 2012

Dia 23 de agosto
– Abertura do Fórum Onda Cidadã
– Dinâmica de Apresentação dos Participantes do Fórum Onda Cidadã
Horário: 10h às 11h

– Mapa das Mídias Livres no Brasil
Horário: 11h às 13h
Écio Salles, Fábio Malini, Marcela Camargo e Marcelle Desteffani apresentam os novos dados sobre a realidade midialivrista no Brasil.

– Debate – Fórum Onda Cidadã – Mídia Livre no Brasil
Horário: 14h30 às 18h30

Desafios: no primeiro momento do Fórum, a estratégia didática é debater o dilemas e desafios da mídia no Brasil atual, para daí extrair – no dia seguinte – um posicionamento estratégico para o programa Onda Cidadã na cena da cultura livre brasileira.

Dia 24 de agosto
– Oficina Tutorializando uma Cobertura Colaborativa
Horário: 10h – 12h30

Dinâmica de grupo em que os participantes irão fazer um post coletivo ensinando aos usuários do site Onda Cidadã como fazer uma cobertura colaborativa para a internet através de seus conhecimentos em ferramentas de publicação, streaming, edição e gestão de redes sociais.

– Mídia Livre no Brasil – Desafios e Proposta

Horário: 15h

A partir de provocações sobre os dilemas da cultura livre brasileira , os midialivristas convidados vão prospectar como o programa Onda Cidadã pode contribuir estrategicamente para o aprimoramento e qualificação da cultura livre no Brasil.

– Relato das Atividades do Fórum Onda Cidadã 2012

Horário: 17h

Da Redação, com informações do site da Onda Cidadã

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *