Fórum de ONG Aids do RS realizou manifestação para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Dezenas de representantes de organizações não-governamentais de luta contra a aids, que integram o Fórum de ONG Aids do Rio Grande do Sul, estiveram reunidos hoje, Dia Mundial de Luta Contra a Aids para protestar com o descaso e a falta de políticas públicas para o enfrentamento à epidemia de aids em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul, que apresentam os piores índices do país, segundo dados do Ministério da Saúde.

Vestidos de preto, segurando uma enorme bandeira preta e uma faixa com a frase: Você Sabia? que junto com outros panfletos alertavam à população sobre a gravidade da epidemia e a falta de investimentos foram distribuídos.

Além da tradicional distribuição de preservativos, também realizaram uma perfomance, deitando-se sobre o pano, lembrando a morte, afinal, enquanto a mortalidade por aids vem caindo em todo o mundo, no RS as mortes crescem.

“E, mesmo com esta gravidade, desde 2007 o Estado do Rio Grande do Sul não repassa recursos para as ONG gaúchas desenvolverem seus projetos de prevenção à aids”, afirma Rubens Raffo, coordenador do Fórum de ONG/Aids do RS.

“Em outubro de 2010 tinham 12 milhões de reais na conta da Secretaria Estadual de Saúde para ser investido em ações de assistência e prevenção à aids. Então, o que percebemos é que hoje o problema é mais de gestão e vontade política do que falta de recursos. No município de Porto Alegre, a mesma coisa. 2 milhões não foram gastos, demonstrando, no nosso entender, que há um enorme descaso com essa grave epidemia na cidade.”, afirma Gustavo Bernardes, coordenador Geral do SOMOS Comunicação, Saúde e Sexualidade, uma das entidades presentes e que integra o Fórum de ONG/Aids do RS.

Veja a galeria completa com fotos de evento:


Fotos: Alexandre Böer / SOMOS

One thought on “Fórum de ONG Aids do RS realizou manifestação para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

  1. Quando ano passado eu fui fazer um exame para saber se estava contaminado ou não no centro de testagem Caio Fernando Abreu, fui atendido por uma psicóloga que ao pressentir minha aflição se estivesse me contaminado a não ter acesso a exames e a medicação, me disse: " Não se preocupe, se você estiver contaminado a verba disponibilizada para tratar Aids tem muuuuito dinheiro neste estado". Ainda bem que meu resultado deu negativo. Eu sei que não é bem assim aqui no estado, chegou a faltar medicação, faltar exame para contagem de cd4, etc. Eu acompanho as notícias e esta notícia aí em cima prova muito bem isto! Será que este dinheiro não está sendo desviado para o bolso de alguém lá dentro?? Diz que desde 2007 não repassam recursos para campanhas de prevenção. Nossa isto exige uma auditoria!! Pobre estado do RS ,está decaindo em tudo!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *