Nesta quarta-feira, às 14 hs, o Centro Administrativo do Estado será palco de uma manifestação pública contra a falta de antiretrovirais no país e pela má gestão das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde que atuam no enfrentamento da epidemia de HIV/Aids. No Rio Grande do Sul o ato está sendo coordenado pelo Fórum de ONG/Aids do Rio Grande do Sul.
Essa manifestação está sendo chamada de Tolerância Zero e será realizada em, pelo menos, mais sete Estados. Além do Rio Grande do Sul, atos em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Ceará e Paraíba estão confirmados.
Em Pernambuco, o ativista Jair Brandão disse que a estratégia é iniciar uma grande pressão política para que os insumos essenciais para as pessoas com HIV e aids nunca mais faltem.
O que diz o poder público?
O Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde informa que a falta do abacavir será regularizada até o final do mês. Entretanto, o Ministério já havia prometido regularizar a situação no início do ano, e não cumpriu a promessa.
Além do abacavir, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram problemas de escassez de lamivudina. O problema teria sido ocasionado por falhas logísticas locais. No Rio Grande do Sul o problema tem sido a dificuldade com a marcação de exames como CD4 e carga viral. Os próximos exames só serão disponibilizados a partir de outubro.
Serviço
Ato Público Tolerância Zero
Porto Alegre
Dia 28 de abril
Local: Em frente do Centro Administrativo do Estado (Av. Borges de Medeiros, 1501)
Hora: 14h
São Paulo
Dia 28 de abril
Local: Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 188
Hora: 10h
Rio de Janeiro
Dia: 28 de abril
Local: Praça Pio X, na Candelária
Hora: 12h
São Luís
Dia: 28 de abril
Local: Ministério Público Federal (Rua das Hortas, 223)
Hora: 8h
Recife
Dia: 28 de abril
Local: Rua Dona Maria Augusta Nogueira
Hora: 8h30min
Fortaleza
Dia: 28 de abril
Local: Rua14 de maio, na Rua Nestor Barbosa, 315
Hora: 17h
João Pessoa
Dia 14 de maio
Local: Lagoa do Parque Solon Lucena
Hora: 8h
Manaus
(Ainda sem data, local e horário definido)