Festival Curta o Gênero começa hoje, 7 de março, em Fortaleza

Inicia hoje, às 17h, o Curta o Gênero 2012 – Mostra Nacional Audiovisual / Seminários / Itinerâncias, em Fortaleza – Ceará. Promovido pelo Ponto de Cultura Fábrica de Imagem, a ação sediará também o 1° Encontro de Gênero nos Pontos.

A proposta do evento, segundo os organizadores, é contribuir “para a mudança de mentalidades através da difusão de produções audiovisuais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero e com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual”.

A Mostra de Cinema e Vídeo traz trabalhos de documentário e ficção que tratem de temas que tenham a ver com relações de gênero, como violência contra a mulher, diversidade sexual, de raça e de classe, paternidade e exploração sexual.

Paralelamente, haverá um seminário reunindo pesquisador@s e movimentos sociais. Acontecerão também mostras escolares, oficinas e minicursos voltados a educadores, alunos da rede pública de ensino, pontos de cultura e organizações governamentais ou não governamentais de gênero/mulher e congêneres.

E o SOMOS estará presente no evento! Sandro Ka, nosso coordenador geral, ministrará o minicurso Políticas Culturais, Direitos Humanos e Gênero – Um Caso de Miopia ao lado de Marcos Rocha, da Fábrica de Imagens, mestrando em Psicologia, na sexta-feira, 09 de março, às 14h.

Acesse o site do Curta o Gênero e confira a programação completa.

Da Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *