Festival abre com documentário sobre a travesti Claudia Wonder

 A travesti/atriz/cantora/colunista social Claudia Wonder, grande agitadora cultural da cidade de São Paulo é o personagem central do documentário “Meu amigo Claudia”, de Daniel Chaia, que poderemos conferir hoje, às 19h30min, na abertura do CLOSE, Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, no Cine Bancários, em Porto Alegre.
 
 Certa vez, após conhecer essa figura ímpar, Caio Fernando Abreu escreveu para o Estadão, dizendo “a propósito, ela (ou ele – que importa, afinal, um ‘e’ ou ‘o’ ou ‘a’ no artigo ou pronome que precede o nome de uma pessoa?) autobatizou-se com o sobrenome Wonder, que em inglês quer dizer “milagre”, ou “prodígio”, ou ainda “maravilha”, “surpresa”, “espanto”. Todas essas sensações são justamente as que meu amigo Cláudia Wonder passa, no palco e na vida. E por tudo isso, me sinto muito orgulhoso de ser seu amigo”.
 
O filme mostra através de depoimentos e material de época a trajetória de Claudia e, em paralelo, a história do país nos últimos 30 anos. O documentário já foi visto em diversos países e já foi premiado em alguns festivais, como o 14º LesGaiCineMad, de Madrid.

No elenco temos Claudia Wonder, Glauco Mattoso, José Celso Martinez Correa, Sergio Mamberti, Grace Gianoukas, Leão Lobo, Leila Rios, Alfredo Sternheim, Kid Vinil, Edward McRay, Reka, Ezio Fernandes.
Recomendação Etária: 16 anos
 
Ficha técnica:
Roteiro: Daniel Chaia / Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove / Montagem/Edição: Rodrigo Menecucci / Som direto: Paulo Beto / Edição de Som: Paulo Beto / Trilha Sonora Original: Paulo Beto / Produção: Mariana Guerra / Produção Executiva: Alexandre Chalabi, Daniel Soro e Biba Werdesheim
 
O Festival é uma realização do Pontão de Cultura do SOMOS Comunicação Saúde e Sexualidade, em parceria com a Avante Filmes. Acompanhe a programação completa no site: www.somos.org.br/Close

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *