Exposição traz fotografias de jovens estudantes em vulnerabilidade de exclusão social

A turma

A turma do “Aspas”

Organizada por Walter Karwatzki, amigo e voluntário do SOMOS, a exposição fotográfica Aspas é resultado do trabalho dos estudantes de um curso de fotografia desenvolvido de maio a dezembro de 2012 em uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Câmpus Porto Alegre e as Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental Professora Lygia Morrone Averbuck e a Escola Professor Elyseu Paglioli. O curso possibilitou que jovens em vulnerabilidade de exclusão social, por suas excepcionalidades, pudessem exercer a socialização no contexto que fazem parte, vivenciando, assim, o sentimento de pertencimento – necessário a qualquer ser humano.

Fruto da dedicação, da seriedade e do compromisso de cada um dos jovens, Aspas apresenta imagens dos três temas trabalhados: fotografia artística, do cotidiano e da cidade. Cada estudante fotografou espontaneamente os temas, em locais como Casa de Cultura, MAC, MARGS, Iberê Camargo, Paço Municipal, Gasômetro, Palácio Piratini, Cadetral e Theatro São Pedro, e participou da curadoria na escolha do coletivo. “Esta socialização criativa é a maneira mais direta de se ver no outro e de reconhecer o outro. O ato de fotografar desenvolve afetos, sentidos, significados e ressignificados. Ao utilizar a fotografia como instrumento de inclusão social temos o anseio de mexer com a comunidade à nossa volta, de modo a integrar indivíduos e plantar sementes valiosas de combate ao preconceito”, destaca Karwatzki.

A abertura da exposição acontece na quarta-feira, 14 de agosto, às 19h30, e continua em cartaz até o dia 06 de setembro.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “ASPAS”
Abertura: 14 de agosto, às 19h30
Visitação: até 06 de setembro, de segunda a sexta, das 14h às 20h
Local: Galeria Espaço IAB | Sala Negra | Rua Gal. Canabarro, 363 (esq. Rua Riachuelo) – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
Fotografias de Anderson Neves, Christian Duarte, Cleiton Gomes, Elisandro Soares, Francine de Lima Dias, Gabriel Sezerá, Gabriel Souza, Graziele Lanes, Guilherme Oliveira, James Michel Pires, Leonardo Delgado, Lucas Sturza da Rosa, Vitória Camargo e Ygor Kercher. Organização de Walter Karwatzki.

Da Redação

CHRISTIAN_DUARTE_WEB CLEITON_GOMES_WEB
File1

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *