Ex-secretária de Cultura de Porto Alegre assume cargo no MinC

Margarete Moraes, (foto) que já foi vereadora da capital gaúcha e, também, Secretária Municipal de Cultura de Porto Alegre por 12 anos, durante a gestão do PT na Prefeitura, foi chamada para participar da nova equipe do Ministério da Cultura (MinC) como coordenadora da  Representação Regional Sul do MinC, que abrange Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e tem sede em Porto Alegre.

Nome reconhecido no meio cultural, Margarete Moraes tem 59 anos e é natural de Iraí/RS. É formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. 

Durante sua administração na Secretaria Municipal de Cultura colocou em funcionamento o projeto de descencentralização, levando arte e cultura às dezesseis regiões do Orçamento Participativo. Promoveu a catalogação e o restauro de obras de arte do acervo municipal das pinacotecas Ruben Berta e Aldo Locatelli. Também, dentre inúmeros projetos e programa em sua gestão,  foram realizadas exposições retrospectivas, com as presenças dos artistas nos 80 anos de Vasco Prado, Xico Stockinger e Iberê Camargo, sendo que este último inaugurou e aprovou a galeria que leva seu nome, na Usina do Gasômetro.

Preocupada em integrar a arte ao cotidiano da cidade, Margarete tornou realidade o projeto Espaço Urbano Espaço Arte, de incentivo à arte contemporânea, com obras artísticas integradas às praças públicas da cidade. O projeto de intercâmbio cultural com cidades do MERCOSUL é outra marca de sua gestão e, recentemente, assessorou o Instituto Brasileiro de Museus, do MinC, em Brasília.

 Moraes irá representar o Ministério na Região Sul e trabalhará na implementação e no acompanhamento das políticas culturais do Governo Federal. Por isso o SOMOS, que é um Pontão de Cultura LGBT, que desenvolve diversas atividades em parceria e com o apoio do Ministério da Cultura deseja um excelente trabalho para Margarte Moraes nesta nova missão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *