Em eleição histórica, Tarso Genro vence no 1º turno no Rio Grande do Sul

Porto Alegre – O candidato do PT ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, venceu a disputa pelo cargo no primeiro turno, com 54,27% dos votos válidos até as 19h30, com 84% das urnas apuradas. Em segundo lugar, ficou o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB), com 24,76% dos votos válidos no mesmo horário, seguido da atual governadora, Yeda Crusius (PSDB), com 18,44% dos votos válidos às 19h30.

Nunca, desde a Constituição de 1988, uma eleição para o governo no Estado se encerrou no primeiro turno. A disputa, que começou acirrada entre o PT e o PMDB, termina antecipadamente para o segundo.

Quando a apuração estava em 70%, o clima no comitê central da campanha de Fogaça, na avenida Farrapos, zona norte de Porto Alegre, já era de desânimo. A assessoria havia informado que o candidato, que estava em casa, se dirigiria para o comitê até as 18h30. Depois, porém, foi anunciado que Fogaça só faria sua manifestação após o término da apuração, em mais um indicativo de que o PMDB tinha pouca esperança. Enquanto isso, no bairro Cidade Baixa, reduto histórico de manifestações petistas, militantes já começavam a comemorar.

Biografia
Na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ministro coordenador do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), instância de consulta do presidente da República, ministro da Educação, da Secretaria de Relações Institucionais e da Justiça – este último cargo ele deixou no início do ano para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul.

Fonte: terra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *