Dois clássicos para dialogar com Almodóvar

Olhos sem rosto

Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), aproveitando o lançamento do último filme de Pedro Almodóvar, A Pele que Habito, coloca em cartaz entre os dias 22 e 27 de novembro dois filmes clássicos que serviram de inspiração direta para o diretor espanhol criar a alucinada trama estrelada por Antonio Banderas, A Noiva de Frankenstein, de James Whale, e Os Olhos sem Rosto (foto), de Georges Franju.

Um dos mais populares filmes de terror de todos os tempos, A Noiva de Frankenstein (1935) é uma bem sucedida continuação do Frankenstein original, realizado em 1931. O lendário Boris Karloff retoma o seu papel como o monstro mais incompreendido do cinema que agora anseia por uma companheira. Colin Clive regressa como o excessivamente ambicioso Dr. Frankenstein, que cria a infortunada noiva do monstro (Elsa Lanchester). Também dirigido por James Whale (foi seu último filme de terror) e com uma assombrosa trilha sonora, A Noiva de Frankenstein destaca-se sobretudo pela impressionante caracterização da atriz Elsa Lanchester.

Clássico do cinema fantástico francês realizado em 1960, Os Olhos sem Rosto narra a história do professor Génessier, um célebre cirurgião conhecido por seus trabalhos sobre heteroplasia, que tem uma filha, Christiane, que foi horrivelmente desfigurada num acidente, ficando somente com os olhos intactos. Para tentar restituir-lhe a beleza de antes, ele e uma enfermeira sequestram e mutilam belas moças para fazer as cirurgias experimentais de enxerto de pele.

A Noiva de Frankenstein (The Bride of Frankenstein). Direção de James Whale. EUA, 1935. Com Boris Karloff, Elsa Lanchester e Colin Clive. Duração: 75 minutos. Preto e branco. Exibição em DVD.

Os Olhos sem Rosto (Les Yeux sans Visage). Direção de Georges Franju. França, 1960.Com Pierre Brasseur, Alida Valli e Edith Scob. Duração: 87 minutos. Preto e branco. Exibição em DVD.

GRADE DE HORÁRIOS
Semana de 22 a 27 de novembro de 2011

22 de novembro (terça-feira)
15h – Salão de Arte Afrobrasileira
17h – Os Olhos sem Rosto
19h – A Noiva de Frankenstein

23 de novembro (quarta-feira)
15h – A Noiva de Frankenstein
18h – Lançamento I Democracine – Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre, com debate com os diretores Jorge Furtado e Evaldo Mocarzel e o socióligo italiano Giovanni Allegretti

24 de novembro (quinta-feira)
15h – Os Olhos sem Rosto
17h – A Noiva de Frankenstein
19h – Lançamento do curtametragem Kopek, de Jaime Lerner

25 de novembro (sexta-feira)
15h – Salão de Arte Afrobrasileira
17h – Os Olhos sem Rosto
19h – A Noiva de Frankenstein

26 de novembro (sábado)
15h – Os Olhos sem Rosto
17h – A Noiva de Frankenstein
19h – Capoeira em Cartaz

27 de novembro (domingo)
15h – A Noiva de Frankenstein
17h – Os Olhos sem Rosto
19h – A Noiva de Frankenstein

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *