Dica de cinema em Porto Alegre – comédia italiana "O primeiro que disse"

O jovem Tommaso (Riccardo Scamarcio), caçula da família Cantone, vive feliz em Roma, longe dos pais e dos irmãos e ao lado do namorado. Os Cantone formam a típica família italiana: a mãe, Stefania, é uma mulher doce, o pai, Vicenzo (Ennio Fantastichini), está sempre preocupado com seus descendentes, a tia Luciana (Elena Sofia Ricci) é uma excêntrica mulher e a avó ainda chora pelo amor que se foi. O irmão mais velho, Antônio (Alessandro Preziosi), completa a família.

Donos de uma indústria de massas onde Antônio trabalha, a família decide se reunir para comemorar a promoção do primogênito. Para Tommaso, essa é a oportunidade perfeita para contar a seus pais que é homossexual. Com todos sentados ao redor da mesa de jantar, o caçula está prestes a contar a verdade quando é surpreendido pela revelação feita pelo irmão: ele também é gay.

Revoltado por saber que seu primeiro filho não constituirá a tão sonhada família, Vicenzo coloca o filho para fora de casa e da fábrica. Tommaso, então, deve assumir a gerência da empresa, apesar de ter planos bem diferentes. Com saudades do namorado e sem saber como contar a verdade para seu pai, o jovem vai levando a vida, até que seus amigos de Roma resolvem fazer uma visita.

O Primeiro que Disse, longa dirigido por Ferzan Ozpetek, participou da Seleção Oficial Panorama no Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano.

O filme está em cartaz em Porto Alegre no Guion Center, às 18h25, em cópia legendada. 
Fonte: hagah

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *